SAÚDE
Benefícios da alfafa

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A alfafa é uma planta originária da América Central, com cerca de 40 variedades e de alto valor nutricional. É uma boa fonte de vitaminas A, C, E e K e minerais, como cálcio, potássio, fósforo, manganês e ferro. Possui ainda alto teor de betacaroteno, proteínas e de várias enzimas digestivas. Contém também ácidos graxos e saponinas.
É indicada para os casos de anemia ferropriva, casos de hemorragias causadas pela hipocalcemia, hipovitaminoses e por debilidade geral. Sua utilização parece produzir efeitos hipoglicemiantes, provavelmente devido ao manganês. É uma planta rica em flavonóides como as fitoalexinas e a apigenina que promovem efeitos antioxidantes. As saponinas presentes nela tem atividades antifúngica, hemolítica, antitumoral e antiinflamatória.
Possui potente ação hipocolesterolemiante, sem interferir na absorção intestinal de HDL. Deve-se ressaltar que se ingerida fresca pode causar distúrbios orgânicos, como edemas e inflamações internas. Testes com macacos mostraram que as sementes de alfafa podem induzir o lúpus eritematoso sistêmico, por isso é contra-indicada para essa população. Doses excessivas devem ser evitadas em virtudo dos efeitos estrogênicos e potencializador da atividade anticoagulante.
Referências:
KALLUF, L. Fitoterapia funcional: dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos. VP Editora, São Paulo, 2008.
Por Joyce Rouvier
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



