SAÚDE
Benefícios da atemóia
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A família Annonaceae compreende um grande número de gêneros e espécies, cuja maioria é nativa das regiões tropicais e se caracterizam pela presença de alcalóides, flavonóides e terpenóides, principalmente os diterpenos. atemoia (Annona cherimola Mill. x
Annona squamosa L.) é um híbrido interespecífico entre a cherimólia (A. cherimola Mill.) e a pinha ou fruta-do-conde (A. squamosa L.).
É uma fruta rica em calorias, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina C, vitamina B1, B2, cálcio, ferro, zinco, cobre e potássio, apresentando propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-hipertensivas, imunomoduladoras e benéficas aos funcionamento intestinal. Por ser rica em fibras, além de melhorar a função intestinal ajuda no controle da absorção de glicose e gorduras, sendo ótima para pacientes com dislipidemias, já os diabéticos devem consumir com moderação, visto que ela é rica em carboidratos, sendo mais interessante por exemplo para praticantes de atividade física.
O seu alto teor de potássio ajuda no controle da pressão arterial e, os flavonóides exercem a função antioxidante e antimicrobiana. A safra começa agora e vai até novembro. Pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, compotas, recheios, saladas e doces.
Referências
RABÊLO, S.V. et al. ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE ATEMOIA (Annona cherimola Mill. x A. squamosa L.), V Congresso Internacional & Encontro Brasileiro sobre Annonaceae: do gene à exportação (19 a 23 de Agosto de 2013)-Botucatu-SP, v.36, p.265-271, 2014.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes