SAÚDE
Benefícios da espinheira-santa
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo
A espinheira santa é uma planta medicinal muito utilizada no Brasil e, tem esse nome por conta da aparência de suas folhas e por ser considerada um "santo remédio". Suas folhas podem sr consumidas na forma de chá, cápsulas de extrato seco, tinturas e extrato fluido. Também pode ser utilizada na forma tópica para minimizar ferimentos e ajudar na cicatrização. Seus principais compostos bioativos são: terpenos, triterpenos, taninos, flavonóides, mucilagens, antocianinas e traços de sais minerais.
Estudos comprovam a sua eficácia para o tratamento de distúrbios digestivos devido à presença de taninos, cimetidina e ranitidina. Os taninos possuem ação cicatrizante auxiliando na melhora de lesões ulcerosas do estômago através do controle da produção do ácido clorídrico; possui ainda propriedades antissépticas e analgésicas, além de ajudar na eliminação de gases por conter mucilagem e na diurese devido à ação dos triterpenos.
Pesquisas apontam que ela é capaz de inibir alguns tipos de câncer, como o de pele e o gástrico ao combater a bactéria H. pilory. Apesar dos benefícios o excesso do consumo de espinheira-santa pode provocar náuseas. Não deve ser utilizada na gestação ou em mulheres que querem engravidar, pois promove contrações uterinas e dificulta a implantação do embrião na parede uterina.
Referências
https://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/espinheira-santa.html
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes