Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Benefícios do arroz negro

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

02/01/2014 - 6:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:42

O arroz negro é um alimento muito consumido por países Asiáticos e contém diversas substâncias antioxidantes e antiinflamatórias como as antocianinas. Essas substâncias ajudam na prevenção de doenças crônicas como a aterosclerose, câncer e diabetes. Além delas, o arroz negro contém tocoferóis, tocotrienóis, orizanóis, vitaminas do complexo B e compostos fenólicos.

O fígado é o órgão primário para a metabolização de gorduras. Uma dieta rica em gorduras pode resultar em um aumento nos níveis séricos de ácidos graxos livres, aumentando a sua entrega para o fígado, podendo gerar um acúmulo de gordura nesse órgão e eventualmente provocar a obesidade. Além de diminuir a atividade das enzimas antioxidantes do organismo. Os pesquisadores acreditam que a C3G, uma antocianina, presente no arroz negro ajude a diminuir o risco de acúmulo lipídico no fígado e melhore a resistência insulínica, devido as suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

Os estudos demonstram a sua relação na queda dos níveis lipidêmicos via ativação da AMPK, aumentando a oxidação de ácidos graxos. Ele também ajuda nesse quadro através da down-regulation dos genes lipogênicos como o SREBP-1c.

Referências:

JANG-H-H. et al. Black rice (Oryza sativa L.) extract attenuates hepatic steatosis in C57BL/6 J mice fed a high-fat diet via fatty acid oxidation. Nutrition & Metabolism, v.9, n.27, 2012.

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x