SAÚDE
Benefícios do grão de bico
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo
O grão de bico é uma leguminosa originária do leste do Mediterrâneo e do antigo Egito. Do ponto de vista culinário, ele tem um sabor de castanhas e é muito versátil; pode ser servido em saladas ou cozinhado em guisados; também pode complementar os grãos como uma fonte completa de proteínas para vegetarianos e pessoas de baixo índice sócio-econômico. O grão de bico in natura é uma fonte rica em proteínas, fibras, amido resistente, vitaminas e minerais, especialmente o folato, cálcio, magnéio, fósforo e potássio; além de fitoquímicos como os esteróis, fitoestrogênios, carotenóides e isoflavonas.
O consumo de grão de bico ou hummus (pasta de grão de bico) tem sido associado com um menor teor de colesterol sérico total e de LDL, assim como menores níveis de insulina e HOMA-IR, ajudando no controle do perfil lipídico e na prevenção de doenças crônicas como diabestes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Outros benefícios estão relacionados com o controle de glicose devido ao nível de amido resistente nesse alimento e o seu baixo índice glicêmico. Por ser rico em fibras promove uma maior saciedade contribuindo para o controle do peso corporal. Estudos também o associam com menor peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (indicador de risco de doença cardiovascular) assim como um menor risco para obesidade e sobrepeso.
Referências
O'NEIL, C.E. et al. Chickpeas and Hummus are associated with Better Nutrient Intake, Diet
Quality, and Levels of Some Cardiovascular Risk Factors: National Health and Nutrition Examination Survey 2003-2010, J Nutr Food Sci. v.4, n.1, 2014.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes