Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Benefícios do shitake

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

20/11/2013 - 6:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:33

Os cogumelos são muito estudados por suas propriedades nutricionais e fisiológicas como manutenção da homeostase, regulação do biorritmo, prevenção de doenças como câncer e doenças cardíacas, redução da pressão arterial e o do colesterol sérico. O cogumelo Shitake ou Lentinula edodes é um cogumelo comestível oriundo da Ásia e muito consumindo mundialmente. Ele é o segundo cogumelo mais comestível perdendo somente para o champignon.

Contém cerca de 90% de água, além de outros componentes como o ergosterol ou pró-vitamina D, carboidratos, proteínas, gordura, fibras, minerais e vitaminas B1 e B2. Ele apresenta atividade anti mutagênica devido os polissacarídeos e o lentinan em sua composição e estão sendo utilizados como imunoterapêuticos em pacientes com câncer. Ele apresenta baixo teor calórico, de apenas 35kcal a cada 100g, isso se não for banhado na manteiga claro. Além disso, apresenta uma quantidade ótima de aminoácidos essenciais podendo servir de alternativa á carne vermelha.

Ele protege o sistema cardiovascular pois contém a eritadenine e as betaglucanas que diminuem a agregação da gordura no sangue que em excesso pode impedir a passagem do sangue e aumentar a chance de trombos e, fibras que ajudam no controle do colesterol.

Referência:

MIYAJI, C.K.; CÓLUS, I.M. de .S. Shitake, um cogumelo mutagênico ou antimutagênico? Ci Biol Saúde, Londrina, v.22, p.11-17, 2001.

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x