Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Benefícios dos cogumelos

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo

08/10/2014 - 7:00 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00

Os cogumelos são fungos muito ricos, seja por suas propriedades nutricionais, imunológicas, anticarcinogênicas e antimutagênicas, ou seja por sua utilização na culinária. Especialistas estimam que existem no mundo cerca de 10 mil espécies de cogumelos, das quais 700 são comestíveis, 50 tóxicas e entre 50 e 200 usadas em práticas medicinais. O cogumelo-do-sol (Agaricus blazei) possui o formato que lembra um guarda-chuva. Originário das regiões serranas da Mata Atlântica do sul do Estado de São Paulo. Foi levado, na década de 1970, para o Japão, onde suas propriedades medicinais começaram a ser estudadas. O cogumelo shiitake, por sua vez, foi trazido da Ásia por japoneses e chineses e aclimatado ao Brasil.

Estudos recentes têm traçado os lendários benefícios dos cogumelos shiitakes, através de um composto ativo contido nos mesmos, chamado de lentinan. Para além dos benefícios de cura, é a capacidade que os cogumelos lentinan têm de ligar o sistema imunológico, reforçando a sua capacidade de combater infecções e doenças. Contra a gripe e outros vírus, os lentinan têm se mostrado mais eficazes do que medicação prescrita, melhorando o estado imunitário dos indivíduos infectados com HIV, o vírus que pode causar a AIDS. Aos cogumelos Lentinan, que são tecnicamente classificados como um polissacarídeo e referidos como beta-glucanas, foi também identificada atividade anti-câncer.

Um grande número de estudos com animais realizados durante os últimos dez anos tem mostrado que um outro componente ativo de cogumelos shiitake chamado eritadenine reduz o colesterol. L-ergothioneine, um poderoso antioxidante, foi descoberto em cogumelos, graças a um novo método analítico capaz de identificar este antioxidante no material vegetal. Numa pesquisa apresentada na American Chemical Society 2005, uma reunião em Washington DC, uma equipe de pesquisa americana revelou que os cogumelos contêm maiores concentrações de L-ergothioneine do que qualquer uma das duas fontes alimentares já conhecidas para proteger o fígado: frango e germe de trigo.

Referências

https://www.unesp.br/aci/jornal/193/capa.php

https://www.i-legumes.com/beneficios-saude/cogumelo_beneficios/

Por Joyce Rouvier

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x