SAÚDE
Benefícios salsa ou salsinha
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A Petroselinum crispum (Mill.) Fuss, da família da Apiáceas, popularmente conhecida como Salsa ou Salsinha, é uma planta aromática provavelmente originária da região do Mediterrâneo, tornando-se popular na Europa e no restante do mundo como tempero nos mais diversos pratos. As folhas de todos os tipos de salsa são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumidas cruas, já que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos.
A planta é composta de óleo essencial (apiole, myristicina, limoneno, eugenol), cumarinas, glicosídeo (apiina), flavonóides (apigenina), clorofila, proteína, betacaroteno, vitamina C, vitamina K, ferro, magnésio, histidina e cálcio. Sua propriedades medicinais incluem: afrodisíaca, anti-helmíntica, antioxidante, anti-reumática, anti-séptica, antiespasmódica, carminativa, diurética, emenagoga, expectorante, laxante, nutritiva, sedativa.
Estudos in vitro mostram que o óleo essencial das folhas e talos da P. crispum é mais efetivo do que o óleo essencial das sementes contra Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Estudos realizados em ratos demonstraram que a apigenina presente na salsa ajuda a frear o crescimento do câncer de mama, pois evita a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam o tumor, entretanto, os pesquisadores ainda não sabem a quantidade exata de salsa necessária para promover tal efeito.
Referências:
CAVALCANTE, E.R. PROPRIEDADES BROMATOLOGICAS E MEDICINAIS DA SALSA (Petroselinum crispum).
PRIMAK, L.M. da S. et al. Avaliação da atividade antibacteriana de diferentes extratos de raiz de salsa, Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v.12, n.1, 2013.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes