SAÚDE
Caju na prevenção do câncer
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
Flavonóides são pigmentos encontrados em plantas e possuem atividade antioxidante, antiinflamatória, protetora gástrica, anti-espasmódica, antimicrobiana, anti-tumoral e anti-aterosclerótica. O caju, um pseudofruto brasileiro, contém os flavonóides e outros compostos bioativos como os carotenóides (licopeno e beta-caroteno), o cardanol e o ácido anacárdico.
De acordo com os estudos, esses compostos ajudam a inibir a proliferação do tumor e exercem funções antiinflamatórias e antioxidantes, diminuindo o estresse oxidativo e o risco de vários tipos de câncer, como o câncer de boca, o de mama, cólon, pulmões e próstata. O óleo de castanha de caju pode ser matéria-prima para a síntese da lasiodiplodina, substância já conhecida por atuar contra a leucemia (câncer de sangue). Esse componente e seus derivados foram avaliados quanto ao potencial de ação na morte de linhagens de células tumorais.
Referências:
KONAN, N.A. et al. Cytotoxicity of cashew flavonoids towards malignant cell lines, Experimental and Toxicologic Pathology, v.64, p.453-440, 2012.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes