Campanha com atletas e influenciadores alerta para cuidados com a asma | A TARDE
Atarde > Saúde

Campanha com atletas e influenciadores alerta para cuidados com a asma

Doença não tem cura, causa 350 mil internações por ano no Brasil e mata cinco pessoas por dia

Publicado quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 10:15 h | Atualizado em 17/08/2022, 11:15 | Autor: Da Redação
O medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa, começou a nadar justamente para combater problemas respiratórios
O medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa, começou a nadar justamente para combater problemas respiratórios -

Em busca de conscientizar a população brasileira sobre os riscos da asma, doença que estima-se que existam 20 milhões de portadores no país e que provoca cerca de cinco mortes ao dia, de acordo com o DataSus, a AstraZeneca lançou a campanha "Não deixe a falta de ar miar seu dia".

A farmacêutica reuniu pacientes, atletas, influenciadores e profissionais de saúde para demonstrar que os sintomas da doença podem ser controlados, permitindo que a pessoa tenha uma vida plena, exercendo as suas atividades cotidianas, pessoais e profissionais. 

A ideia da campanha, que conta com o medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa, é conscientizar para a necessidade de cuidados para que o portador tenha boa qualidade de vida. 

“Acabamos de lançar o primeiro vídeo da campanha com o Fernando Scherer, o Xuxa, medalhista olímpico, porque ele começou a nadar justamente para combater problemas respiratórios”, conta a diretora médica da AstraZeneca Brasil, Dra. Marina Belhaus.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a asma é uma doença respiratória crônica, que atinge os brônquios, que é o canal por onde o ar passa até chegar ao pulmão. Ela pode ser classificada em até três níveis: leve, moderada ou grave.

Lançamento da Campanha foi nesta terça-feira, 16
Lançamento da Campanha foi nesta terça-feira, 16 |  Foto: Júnior Rosa | Divulgação
 

Mesmo quem já foi diagnosticado e está em tratamento, é importante estar atento à recorrência das crises de falta de ar e dos demais sintomas. 

“Existem estigmas em torno da doença que precisam ser esclarecidos. Embora não tenha cura, é possível controlar sintomas. O asmático não precisa ter a sua rotina prejudicada pela falta de ar”, disse o Dr. Mauro Gomes, pneumologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A campanha de conscientização contará com vídeos e conteúdos de conscientização publicados nas redes sociais da AstraZeneca - @astrazenecabr e @fazbem_astrazeneca no Instagram, além de informações no site https://materiais.programafazbem.com.br/movimento-asma-zero.

Publicações relacionadas