Campanhas de multivacinação e poliomielite iniciam na segunda-feira

Serão 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde para aplicar os imunizantes de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h

Publicado quinta-feira, 04 de agosto de 2022 às 14:56 h | Atualizado em 04/08/2022, 14:56 | Autor: Da Redação
Espera-se mais de 152 mil crianças menores de 5 anos na estratégia contra pólio
Espera-se mais de 152 mil crianças menores de 5 anos na estratégia contra pólio -

As campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente começarão a partir de segunda-feira, 8, em Salvador. As estratégias seguem até 9 de setembro.

Serão 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde para aplicar os imunizantes de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera mais de 152 mil crianças menores de 5 anos na estratégia contra pólio e outros 497 mil jovens com idade inferior a 15 anos para atualização de multivacinação.

“Observamos durante esses dois anos de pandemia uma queda significativa das coberturas vacinais infantis em todo país. Isso que faz com que o risco do retorno da poliomoelite, que provoca a paralisia infantil, seja real. Por esse motivo, estamos convocando todos os pais e responsáveis para a atualização da caderneta de imunização dos jovens com a vacinação de rotina para evitar a transmissão de doenças que são imunopreveníveis em nossa cidade”, explicou a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos.

Campanha contra pólio

A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser a vacina da gotinha, e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação

Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão disponíveis doses de imunizantes tríplice viral, tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG, dentre outras.

Publicações relacionadas