Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
16/11/2023 às 17:53 • Atualizada em 16/11/2023 às 19:03 - há XX semanas | Autor: Da Redação

Casos de dengue aumentam 35,7% na Bahia

Infectologista recomenda vacinação para evitar gravidade da doença

Aedes aegypti. mosquito que transmite a dengue
Aedes aegypti. mosquito que transmite a dengue -

Foram registrados na Bahia, até o último dia 4 de novembro, 46.234 novos casos de dengue, fator que representa um aumento de 35,7%, na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram contabilizados 34.063 ocorrências. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Com o surgimento deste cenário, o infectologista Claudilson Bastos recomenda a adoção de algumas medidas importantes, como a vacinação, que ajuda a prevenir o agravamento nos casos da doença.

Disponível no Brasil desde junho, a vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, foi a primeira autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação tanto em pessoas que nunca tiveram dengue como em quem já teve a doença. O imunizante está disponível na rede privada. “A vacina é muito eficiente e segura e ajuda a prevenir mais de 80% dos casos gerais de dengue e reduz em 90% as hospitalizações”, pontuou o médico, acrescentando que a Qdenda protege contra os quatro tipos do vírus (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4), sendo que as dos tipos 1, 2 e 4 são as mais comuns no Brasil.

Ele também alertou para outras medidas mais cotidianas que podem ser adotadas pela população e que auxilia no combate ao Aedes aegypti, que é responsável por transmitir outros dois arbovírus: zika e chikungunya. “Com as chuvas e estações mais quentes, como a primavera e verão, aumentam o risco de proliferação do mosquito por conta de água parada, que é o cenário ideal para a reprodução deste inseto. Por isso, livre-se de objetos que acumulam água parada, como latas, potes e pneus, assim como armazenar garrafas da forma correta, com a boca para baixo, e evitar a contaminação de calhas, deixando-as desobstruídas e livres de folhas e galhos, e de caixas-d'água, cobrindo-as adequadamente”, orientou.

Exame unificado 

O diagnóstico da doença pode ser feito por meio de diferentes exames. De acordo com o infectologista, o teste rápido para antígeno dengue (NS1, anticorpos IgG e IgM) tem resultado em até um dia útil. Já a detecção e tipagem do vírus da dengue por PCR tem resultado em até sete dias úteis. O Sabin Diagnóstico e Saúde oferece ainda o PCR combo, que detecta três vírus – dengue, zika e chikungunya – com resultado em dois dias úteis.

De acordo com o especialista, dentre os exames disponíveis para detecção da doença, o PCR combo oferece o diagnóstico mais amplo. “Ao usar a técnica molecular de RT-PCR quantitativo, o teste tem a vantagem de identificar nos primeiros dias da doença, qual dos três vírus acomete o paciente, sem a necessidade de pedir ou fazer reações em separado para cada uma; ou seja, com uma única amostra é possível pesquisar os três vírus”, explicou.

Assuntos relacionados

aumento Bahia casos Dengue

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

aumento Bahia casos Dengue

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

aumento Bahia casos Dengue

Publicações Relacionadas

A tarde play
Aedes aegypti. mosquito que transmite a dengue
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

Aedes aegypti. mosquito que transmite a dengue
Play

Terapeutas e escritores debatem a depressão em série de entrevistas

Aedes aegypti. mosquito que transmite a dengue
Play

Infectologista condena liberação de máscaras em locais fechados

Aedes aegypti. mosquito que transmite a dengue
Play

Cigarros eletrônicos trazem riscos à saúde, aponta pneumologista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA