Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Cereais matinais sem açúcar e integrais são mais saudáveis

Por Yasmin Barcellos| Equipe Bem Star | Agência Estado

15/05/2013 - 0:00 h | Atualizada em 15/05/2013 - 11:06
Aveia
Aveia -

Muita gente hoje não concebe mais um desjejum sem a presença de cereais matinais. Não só pelo sabor agradável, mas pelos benefícios nutricionais que trazem para nosso organismo. Mas, cuidado com as opções açucaradas existentes no mercado, principalmente aquelas que agradam as crianças, que além do açúcar refinado, possuem grande quantidade de carboidratos e amido, que não são nada nutritivos. Os cereais ideais são os integrais, como aveia, all bran e quinua, que não passam por processos de refinação, o que preserva a quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

Os cereais matinais contêm em média 50 a 60% de carboidratos, 10 a 20 % de fibras solúveis e insolúveis, 15% de proteínas, traços de lipídios, vitaminas do complexo B, Vitamina E, zinco, cálcio, ferro, magnésio, potássio, além de fitoquímicos como ácidos fenólicos e flavonoides com funções antioxidantes, os quais retardam o envelhecimento celular.

Por isso melhoram a energia e reforçam o sistema imunológico, ajudando a formar e regenerar ossos e dentes, a diminuir inchaços, melhorar o intestino e a aumentar a sensação de saciedade.

A recomendação diária de consumo é em média 40 gramas, mas esta quantidade pode variar, segundo as necessidades nutricionais de cada pessoa. Consumidos regularmente, os cereais matinais podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de colon e a obesidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Aveia
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Aveia
Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Aveia
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Aveia
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x