Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
30/10/2024 às 23:42 • Atualizada em 31/10/2024 às 12:35 | Autor: Marcela Magalhães*

SAÚDE PERINATAL

Climério de Oliveira celebra 114 anos na área da saúde perinatal

A Maternidade-escola atende integralmente pelo SUS, e se mantém na vanguarda com a pesquisa em saúde pública

Climério de Oliveira celebra 114 anos na área da saúde perinatal
Climério de Oliveira celebra 114 anos na área da saúde perinatal -

A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), completou 114 anos de fundação. Reconhecida como uma das instituições pioneiras na saúde pública do Brasil, a maternidade comemora mais de um século de serviços prestados com a “V Jornada Científica”. Com o tema “Cuidados Paliativos Perinatal”, o evento debate os avanços e desafios na área da saúde perinatal, abordando o cuidado com gestantes e bebês que que enfrentam diagnósticos graves e necessitam de atenção especializada e a assistência sensível e individualizada.

A Maternidade-escola atende integralmente pelo SUS, e se mantém na vanguarda com a pesquisa em saúde pública e a formação de novos profissionais, contando com uma equipe multidisciplinar para garantir um cuidado mais integralizado de seus pacientes.

Unidade de referência

Fundada em 1910, a maternidade foi idealizada para oferecer atendimento seguro e de qualidade às gestantes da época. Sinaide Coelho, superintendente da Maternidade e enfermeira de formação, reflete sobre essa trajetória: “A Climério de Oliveira acompanhou as mudanças da sociedade e das políticas públicas de saúde. Hoje, somos uma maternidade de referência em vários serviços e temos programas específicos para populações vulneráveis, como o programa Manjedoura, que atende mulheres em situação de rua, e o Transgesta, voltado para pessoas trans que gestam”.

A superintendente também destaca o avanço da humanização no atendimento. A maternidade oferece suporte emocional e psicológico para pacientes que passaram por situações como violência sexual ou perda gestacional, sempre com uma abordagem acolhedora e individualizada, além de programa de atenção ao abortamento com acompanhamento domiciliar. “Temos uma equipe multidisciplinar que atua em todos os momentos do atendimento, desde o pré-natal até o pós-parto, garantindo que o cuidado seja integral e adaptado às necessidades de cada paciente”, afirma Coelho.

Além de ser uma unidade de atendimento, a Climério também é uma maternidade-escola certificada pelo MEC. Carlos Menezes, gerente de ensino e pesquisa e obstetra, explica que a maternidade acolhe cerca de 92 residentes por ano, formando profissionais em diversas áreas da saúde, como medicina, psicologia, fisioterapia e serviço social. “Aqui, cada profissional aprende que o cuidado com o paciente é um trabalho conjunto. Se queremos oferecer uma atenção integral, precisamos da colaboração de todos os especialistas”, afirma. A maternidade também atua como um campo de pesquisa, onde alunos e pesquisadores desenvolvem estudos que resultam em novas práticas de cuidado.

Casa da Gestante

Com uma gama de serviços especializados, a maternidade atende uma média mensal de 300 partos, 6570 exames laboratoriais, 3345 consultas ambulatoriais, 1273 ultrassonografias e 400 mamografias. A instituição é referência no tratamento da doença trofoblástica e oferece suporte completo para gestantes de alto risco e suas famílias. Para atender gestantes do interior da Bahia, a maternidade conta com a Casa da Gestante, um espaço de acolhimento para mulheres que não têm onde se hospedar durante o tratamento em Salvador. Entre os serviços inovadores, destaca-se o banco de leite da maternidade, pioneiro na capital baiana, e um setor de medicina fetal que traz o que há de mais avançado em tecnologia e conhecimento para cuidados intra-uterino. Além disso, a instituição é a única em Salvador que possui psiquiatras especializados para o cuidado de mulheres durante a gestação, oferecendo suporte integral e humanizado para as gestantes. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e para marcação de exames e consultas basta entrar em contato através do número 32839269.

*Sob a supervisão da editora Isabel Villela

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Climério de Oliveira cuidado paliativo Maternidade saúde perinatal UFBA

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Climério de Oliveira celebra 114 anos na área da saúde perinatal
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Climério de Oliveira celebra 114 anos na área da saúde perinatal
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

Climério de Oliveira celebra 114 anos na área da saúde perinatal
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Climério de Oliveira celebra 114 anos na área da saúde perinatal
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA