Clínica oferece atendimento gratuito para casais que querem engravidar | A TARDE
Atarde > Saúde

Clínica oferece atendimento gratuito para casais que querem engravidar

Iniciativa é uma homenagem ao mês dos pais. Infertilidade atinge 8 milhões de brasileiros.

Publicado quarta-feira, 03 de agosto de 2022 às 17:44 h | Autor: Da Redação
Segundo a OMS, 60% dos casos de infertilidade podem ser revertidos com tratamento adequado
Segundo a OMS, 60% dos casos de infertilidade podem ser revertidos com tratamento adequado -

Casais com dificuldade para engravidar terão até o fim do mês a oportunidade de receber orientação e atendimento para viabilizar a gestação. A iniciativa é da clínica Insemina e faz parte da celebração do mês dos pais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 8 milhões de brasileiros sofrem com infertilidade mas, em 60% dos casos, é possível reverter essa condição.

Estima-se que apenas um terço dos casais que sofre de infertilidade necessita técnicas mais complexas para realizar o sonho de ter um bebê. Foi com base nesta estimativa que a clínica Insemina, especializada em Reprodução Assistida, decidiu oferecer consulta gratuita para pacientes inscritos previamente, durante todo o mês de agosto.

No total, serão 50 inscrições e cada inscrito será orientado a participar da consulta junto com seu parceiro (a). O atendimento, dentro do limite de vagas, será realizado mediante agendamento prévio pelo telefone (71) 3012-3010. As consultas serão realizadas com hora marcada na sede da clínica, que fica no Comércio (Rua Miguel Calmon, nº 40, Edifício Conde dos Arcos, salas 102 e 103), em Salvador. Todos os pacientes atendidos através da ação terão direito a consulta de retorno.

“O foco da ação é acolhimento e prestar um atendimento inicial aos pacientes inscritos, que poderão esclarecer suas dúvidas diretamente com especialistas de medicina reprodutiva e obter orientação individualizada e adequada para cada caso”, explica a médica Ana Claudia Trigo, especialista em Reprodução Humana da equipe da Insemina.

“Em alguns casos, a orientação médica já é capaz de aumentar as chances de uma gravidez natural”, revela a especialista. Cerca de 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40 % aos homens e em 20% dos casos as causas são indefinidas ou o problema está presente nos dois.

"Homens e mulheres dividem a responsabilidade pela infertilidade e ambos devem ser investigados para se chegar a um diagnóstico preciso”, avalia a médica Bárbara Melo, especialista em Reprodução Humana da Insemina.

Segundo a médica Ana Cláudia Trigo, algumas recomendações são importantes para manter a saúde reprodutiva: Não fumar, manter-se no peso adequado, ter uma alimentação saudável, buscar atividades para controlar o estresse e a ansiedade, dormir bem, evitar consumo excessivo de bebida alcoólica e praticar atividade física regularmente.

Infertilidade masculina

Vários fatores podem afetar a fertilidade masculina e comprometer o desejo de ser pai. A varicocele, doença caracterizada por varizes na bolsa escrotal, é uma das causas mais comuns da infertilidade no homem e consiste na dilatação anormal das veias que drenam o sangue na região dos testículos.

A baixa produção de espermatozoides pelos testículos, causada por alterações hormonais, assim como alterações na motilidade e morfologia dos gametas, são alguns dos fatores que impactam na fertilidade masculina. Há também causas genéticas que podem levar a ausência de produção de espermatozoides (azoospermia) ou concentração muito reduzida de espermatozoides no sêmen (oligozoospermia grave).

Além dos tratamentos especializados de reprodução assistida, várias técnicas, exames e procedimentos como histeroscopia, diagnóstico pré-implantacional (PGD), preservação da fertilidade (congelamento), realização de exames de espermograma, dosagem de hormônio antiMulleriano e outros são realizados, graças à parceria da Insemina com clínicas de referência na Bahia e no Brasil.

Em Salvador, a clínica atua em parceria com o Cenafert (Centro de Medicina Reprodutiva), onde os procedimentos de Reprodução Assistida, como Fertilização In Vitro (FIV) e Inseminação Intrauterina, são realizados contando com as técnicas mais atuais e seguras e equipamentos de última geração.

Publicações relacionadas