Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Dia internacional das doenças raras

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

28/02/2014 - 6:00 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00

Estima-se que existam entre 6 mil e 8 mil doenças raras. A União Européia caracteriza doença rara como aquela doença que coloca em risco a vida do paciente ou é cronicamente debilitante e cuja prevalência é muito baixa (menos de 5 casos em cada 10 mil habitantes). Dentre todas as doenças raras, 80% têm base genética, envolvendo um ou muitos genes ou anormalidades cromossomiais.

As doenças raras são doenças crônicas e progressivas graves, muitas vezes com risco de vida. Os sintomas podem ser observados ao nascimento ou durante a infância, como é o caso da atrofia muscular espinhal proximal, neurofibromatose, osteogênese imperfeita, condrodisplasias ou síndrome de Rett, por exemplo. No entanto, mais de 50% das doenças raras manifestam-se na idade adulta, como é o caso das doenças de Huntington, Crohn e Charcot-Marie-Tooth, da esclerose lateral amiotrófica, do sarcoma de Kaposi ou do cancro da tireóide.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Embora não haja um tratamento específico para muitas delas, a existência de cuidados adequados pode melhorar a qualidade e a esperança de vida dos doentes afetados e prolongar a sua esperança de vida. As pessoas afetadas por doenças raras estão mais vulneráveis do ponto de vista psicológico, social, econômico e cultural. Há duas semanas atrás foi publicado no Diário Oficial da União portaria que cria a Política nacional de atenção integral às pessoas com doenças raras, incorporando ao SUS 15 novos exames para diagnosticá-las.

Referências:

OLIVEIRA, C.R.C. et al. Doenças raras como categoria de classificação emergente: o caso brasileiro, Revista de Ciência da Informação, v.13, n.1, 2012.

https://www.orpha.net/national/PT-PT/index/sobre-doen%C3%A7as-raras/

Por Joyce Rouvier

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

x