Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Dia Mundial de Combate ao Diabetes reforça importância da alimentação saudável

Com o tema “Grau de Processamento dos Alimentos”, a Caravana Temática trouxe oficinas e palestras

Por Marcela Magalhães

15/11/2024 - 8:05 h
Elementos ricos em fibras ajudam no controle da diabetes
Elementos ricos em fibras ajudam no controle da diabetes -

No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, 14, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) realizou um evento com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável na prevenção e no controle da diabetes. Com o tema “Grau de Processamento dos Alimentos”, a Caravana Temática trouxe oficinas e palestras educativas, atraindo pessoas interessadas em conhecer mais sobre os benefícios de uma dieta equilibrada.

A ação reforça a necessidade do autocuidado, um dos pilares no combate ao diabetes, e promoveu discussões sobre o papel do grau de processamento dos alimentos. Utilizando banners e réplicas de alimentos, a iniciativa buscou orientar os participantes sobre a diferença entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados. A nutricionista Silvana Gomes destacou que o evento visou, principalmente, promover autonomia e capacitar as pessoas com diabetes a fazerem escolhas alimentares conscientes, evitando mitos e restrições desnecessárias. “A alimentação saudável deve ser pautada em alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, raízes e proteínas frescas, que são ricos em nutrientes essenciais. É uma abordagem que beneficia a todos, e não só quem tem diabetes”, ressaltou Silvana.

Durante as oficinas, foram discutidos os três graus de processamento dos alimentos. Silvana explicou que os alimentos in natura e minimamente processados, por serem ricos em nutrientes, devem formar a base da alimentação. “Com a popularização dos ultraprocessados, a população está cada vez mais exposta a produtos ricos em calorias, açúcar, sódio e gorduras saturadas, que são prejudiciais à saúde”, alertou. Além disso, a nutricionista sugere formas reduzir o consumo de ultraprocessados: “Cozinhar a própria comida e resgatar práticas culinárias podem ajudar nessa transição. Escolher ingredientes frescos e se afastar de produtos prontos contribui muito para uma dieta equilibrada”, disse Silvana.

Entre os participantes, a história de Josenil Marques, diabética tipo 2 há 30 anos, ilustrou os desafios enfrentados no controle da doença. Ela contou sobre as complicações e restrições que surgiram ao longo dos anos e a dificuldade em deixar de consumir certos alimentos, como pão e doces. “No começo, eu sentia um desejo incontrolável por açúcar. Tive várias complicações, como infarto, derrame e até a amputação de um dedo, mas hoje tento controlar a alimentação”, relatou. Josenil contou que substituir alimentos ultraprocessados por opções saudáveis é um grande desafio. “Pão e refrigerantes sempre fizeram parte do meu dia a dia, e deixar esses hábitos é complicado, mas percebo os danos que causam. Meu conselho para os mais jovens é evitar embutidos e produtos industrializados. O impacto no estômago e na saúde é grande”, conclui.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Elementos ricos em fibras ajudam no controle da diabetes
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Elementos ricos em fibras ajudam no controle da diabetes
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

Elementos ricos em fibras ajudam no controle da diabetes
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Elementos ricos em fibras ajudam no controle da diabetes
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA