Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPECIAL

Estado investe em ações de planejamento familiar

Maternidades estaduais disponibilizam de ações educativas a métodos contraceptivos como DIU e cirurgias

Por Da Redação

06/05/2024 - 6:00 h
Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra
Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra -

Quando a lavradora Gilmara Santos, de 24 anos, descobriu que seria mãe novamente, não pensou duas vezes: aquela seria sua última gestação. Com um filho de 4 anos, a moradora de Iraquara, na Chapada Diamantina, descobriu que poderia se submeter a uma cirurgia de laqueadura – procedimento de ligamento das tubas uterinas para esterilização da mulher –, na maternidade que daria à luz, de forma totalmente gratuita assegurada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No final de abril, Gilmara deu à luz ao pequeno Bernardo e conseguiu fazer a tão esperada laqueadura na Maternidade Frei Justo Venture, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) localizada na cidade de Seabra. “Sempre me senti muito mal com o anticoncepcional e tenho alguns problemas de saúde como pressão alta”, conta. “Decidi que não queria mais filhos e recebi toda a orientação sobre a laqueadura.”

Nas maternidades que compõem a rede estadual de saúde, são asseguradas ações criadas com o intuito de orientar mulheres e homens quanto a métodos de prevenção de gravidez não desejada, além do esclarecimento sobre direito de escolha de ter filhos ou não, o chamado planejamento familiar. O serviço é apoio para pessoas como a moradora de Seabra Paula Sousa, de 26 anos, que recebe todo o acompanhamento na maternidade sobre os métodos contraceptivos.

Paciente Paula Souza
Paciente Paula Souza | Foto: Rafael Menezes | GovBA

“Nós promovemos, semanalmente, visitas guiadas com gestantes e acompanhantes, que conhecem os ambientes e as condições para o parto e os serviços ofertados pela unidade”, explica a diretora do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, Domilene Borges. “Nessas visitas, são debatidas questões dos processos gestacional e puerperal e trabalhados esclarecimentos sobre planejamento familiar, condições de saúde da mãe e métodos contraceptivos, como a inserção de dispositivo intrauterino (DIU) e a laqueadura.”

Médica Domilene Borges com paciente
Médica Domilene Borges com paciente | Foto: Ascom HMIJS

Junto com as ações de educação e conscientização, o SUS também garante à população métodos contraceptivos de barreira, hormonal ou definitivo, como preservativos femininos e masculinos, anticoncepcional injetável, DIU, além de pílula de anticoncepcional e cirurgias de vasectomia e laqueadura.

Enquanto a distribuição de medicamentos é feita pelos municípios, mediante repasse do Ministério da Saúde, na rede estadual de saúde são disponibilizados procedimentos como laqueadura, vasectomia e colocação de DIU.

Legislação

Na antiga legislação de planejamento familiar, a mulher que desejasse realizar a laqueadura precisava da autorização do marido e tinha de ter mais de 25 anos, além de ao menos dois filhos vivos. Com a mudança da legislação, em 2022, a autorização do cônjuge deixou de ser exigida e a idade mínima caiu para 21 anos, mudanças que ampliaram o acesso ao procedimento.

Dados da Sesab mostram que, entre 2014 e 2023, mais de 12 mil baianas se submeteram à cirurgia de laqueadura em unidades da rede própria e contratualizadas. No mesmo período, 3.681 vasectomias foram realizadas. Em 2017, a Sesab elaborou Protocolo Estadual para inserção do DIU no pós-parto e pós-aborto imediatos e, desde então, segundo a pasta, mais de 7 mil dispositivos já foram implantados.

Diretora de Gestão do Cuidado da Sesab, Liliane Mascarenhas explica que a Bahia vem trabalhando na ampliação da oferta de serviços de saúde que asseguram ações de planejamento familiar, voltados para o fortalecimento dos direitos sexuais e reprodutivos da população. Além disso, de acordo com ela, as estratégias educativas vêm sendo expandidas no Estado.

“O governo da Bahia, por meio da Sesab, vem desenvolvendo diversas ações, como a ampliação da rede pelo credenciamento e habilitação de serviços de saúde nos municípios para realização de contracepção cirúrgica”, destaca. “É um complemento aos atendimentos realizados nos hospitais e maternidades que compõem a rede estadual de saúde.”

A Maternidade Maria da Conceição de Jesus, unidade estadual localizada no Subúrbio da capital, é uma das 29 unidades que disponibilizam a laqueadura na Bahia. Como Salvador não conta com uma maternidade municipal, a unidade da Sesab acolhe gestantes de todos os bairros da cidade, oferecendo a possibilidade da colocação do DIU ou realização do procedimento cirúrgico menos invasivo.

“As gestantes acolhidas na Maternidade Maria da Conceição também têm acesso à cirurgia Sauter, que é a laqueadura feita através do umbigo, um método menos invasivo”, conta o diretor da maternidade, Amado Nizarala. “Somente nos primeiros três meses do ano, já utilizamos esse método em cerca de 70 pacientes.”

Para ter acesso aos procedimentos dos métodos contraceptivos, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde e expressar a vontade de utilizar um método de planejamento familiar, que pode ser DIU, anticoncepção oral, injetável, laqueadura, preservativo masculino ou feminino, ou a vasectomia. Após isso, ele é encaminhado para uma unidade que realize o procedimento.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA