SAÚDE
Feijão branco e diabetes
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A causa do excesso de peso corporal é o desequilíbrio entre o consumo energético e o gasto. O controle desse excesso de peso deve ser feito com uma dieta adequada e exercícios. Os carboidratos, na maioria das dietas, são a maior fonte de calorias. Aqueles compostos de unidade de monossacarídeos são absorvidos rapidamente e definidos como de alto índice glicêmico (AIG), enquanto os de forma polimérica são absorvidos mais lentamente e definidos como baixo índice glicêmico (BIG).
Após o consumo de alimentos de AIG há um rápido aumento nos níveis de açúcar sanguíneos e como resposta um aumento nos níveis de insulina. A resistência à insulina aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doença cardíaca. Alguns alimentos ajudam no controle da glicemia, principalmente os de BIG, como por exemplo o extrato de feijão branco, que contém faseolamina a qual diminui a atividade da amilase em mais de 95%, reduzindo a glicose pós brandial. A quantidade deve ser controlada, pois pode provocar náuseas, diarréia e gases.
Se o feijão branco for cozido ele perde essa propriedade, visto que a faseolamina é desnaturada. Por ter em sua composição o ácido fítico, quando utilizada de forma indiscriminada pode reduzir a absorção de ferro não heme, zinco e cálcio.
Referências
BARRETT, M.L.; UDANI, J.K. A proprietary alpha-amylase inhibitor from white bean (Phaseolus vulgaris): A review of clinical studies on weight loss and glycemic control, Nutrition Journal, v.10, n.24, 2011.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes