Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Feira Saúde Mais Perto é prorrogada por conta de intensa procura

Evento ocorre no Largo do Tanque e funciona até a tarde desta segunda

Lívia Oliveira*

Por Lívia Oliveira*

30/10/2023 - 6:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Feira Saúde Mais Perto é prorrogada por conta de intensa procura
-

Por conta da intensa procura, a Feira Saúde Mais Perto, promovida pelo Governo do Estado em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, foi estendida até hoje. A ação de serviços gratuitos para a população que ocorreu, ontem, no largo do Tanque, tinha a previsão de atender cerca de 3 mil pessoas chegou a atrair mais de 5 mil pessoas na fila nesta 25ª edição. O atendimento é por ordem de chegada.

“As feiras têm como objetivo atender as demandas reprimidas dos municípios e também da capital do estado de pessoas que procuram serviços essenciais, principalmente ofertados nos postos de saúde”, pontua o coordenador das feiras Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os atendimentos foram para as áreas de oftalmologia, exames de imagem como a mamografia, ultrassom eletrocardiograma e Raio-x do tórax. Também foi possível ter consulta com nutricionista e fazer exames como preventivo, laboratório e tratamento bucal completo. Com o SAC Móvel, também foi possível emitir documentos como RG.

Elielma Rodrigues, 38 anos, trabalhadora doméstica aproveitou a feira para se consultar com um dentista Ela veio da Baixa de Quintas para receber o atendimento por volta das 7h.

“Diminui um pouco mais as filas dos postos de saúde e melhora, porque você fazendo exame agora tem como marcar no posto o atendimento para o seu médico para acelerar. Vamos saber se temos alguma doença ou alguma coisa, aí já consegue pegar os remédios ou fazer um tratamento. Então, com esse mutirão já agiliza muito o processo”, conta. Ela ainda levou o enteado de 11 anos para consulta com o oftalmologista.

Na especialidade, as demandas mais recorrentes recebidas pelos médicos foi o encaminhamento para a cirurgia de catarata, além de receitar óculos. As queixas mais escutadas pela oftalmologista Alice Casé foram embaçamento visual e refração pelos pacientes mais jovens e baixa acuidade visual para os pacientes com mais de 60 anos.

“Pessoas com algumas doenças como diabetes e hipertensão, a gente está fazendo triagem, encaminhando esse paciente para fazer exames e marcação de cirurgia, o mesmo com os pacientes para outras doenças, como glaucoma ou outra patologia”, explica.

Os serviços de cidadania também chamaram atenção como a emissão de RG. Um dos beneficiados foi o aposentado Renato Gregório dos Santos. “Demorou um pouquinho, mas a gente conseguiu. Eu já tinha procurado no SAC mas não consegui tirar lá, também falta de tempo durante a semana. Quando vi que iria ter esse mutirão, aproveitei”, relata Renato.

O evento também contou com apresentação de fanfarra. No espaço, um estande com atividades da Secretaria Estadual de Educação (SEC) foi montado para o público infantil com pintura, desenho e distribuição de cartilhas, além de um parquinho.

Segundo a dona de casa Roqueline Nogueira, 36 anos, que estava fazendo seu novo RG e dos dois filhos de 6 e 10 anos, ter atividades para as crianças foi bom para o tempo e espera passar mais rápido. “Cheguei 5h e é a minha primeira vez na feira. Tem vezes que a gente vai no SAC e não consegue por conta da quantidade de fichas”, conta.

Com a feira estendida para hoje, os interessados pelos serviços devem apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

x