SAÚDE
Frouxidão ligamentar
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
Na literatura médica, a frouxidão está relacionada à chamada de Síndrome de Ehlers-Danlos e descrita como uma doença genética relacionada à síntese de colágeno, que causa hipermobilidade das articulações e algumas outras alterações corporais. Pelo menos 13 tipos desta síndrome foram identificados e os tipos são relacionados a distúrbios hereditários mais comuns do tecido conjuntivo, podendo acometer diferentes articulações e se manifestar em diferentes graus de severidade.
Entre os indicativos mais claros da síndrome estão: hipermobilidade articular, como dobrar o punho e o polegar até ao antebraço; sinal de Gorlin, que é o ato de conseguir tocar no nariz com a língua; resistência à dor, o que explica os sorrisos diante das supostamente dolorosas manobras e; hiperelasticidade da pele. acometer quem sofre da síndrome e a chance de gestantes terem partos prematuros também são aumentadas. Os portadores da síndrome são mais propensos a sofrer lesões, como entorses e rompimentos ligamentares, bem como desenvolver tendinites e bursites.
Estabelecer um plano de atividades físicas, com foco no fortalecimento das musculaturas que envolvem as articulações afetadas, bem como evitar exercícios de alto impacto, pode ajudar a reduzir o risco de lesões. Assim, uma vez desenvolvida a propriocepção e o senso de limites do corpo, quem tem frouxidão ligamentar pode ter uma vida normal.
Referências
https://www.einstein.br/Blog/paginas/post.aspx?post=1204
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes