SAÚDE
IBGE aponta que 71,5% da população brasileira depende do SUS
Por Da Redação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que mostra que 71,5% dos brasileiros, ou seja, mais de 150 milhões de pessoas, dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento. O balanço dados é referente ao ano de 2019, quando a pandemia não havia chegado ainda no país.
Segundo o UOL, a pesquisa aponta que 28,5% (59,7 milhões de pessoas) no país possuíam algum plano de saúde, seja ele médico ou odontológico,. Se forem analisados apenas os planos médicos, o número cai para 26%. Logo, 74% dos brasileiros são dependentes da saúde pública.
O Sudeste é a região com maior número de pessoas com plano de saúde (37,5%). Seguida pelo Sul (32,8%), Centro-Oeste (28,9%), Nordeste (16,6%) e Norte (14,7%). Na região Nordeste, a Bahia é apenas o sexto colocado nesse ranking, com 14,6% da população tendo acesso a um plano de saúde.
Aproximadamente 8,9 milhões de pessoas foram internadas em hospitais do SUS por 24 horas ou mais no ano de 2019, representando assim, 64,9% de todas as internações no país.
O IBGE ressaltou diferenças entre o grau de instrução. "Quanto mais elevado o grau de instrução, maior, também, a cobertura de plano de saúde, variando, abruptamente, de 16,1% (sem instrução ou com ensino fundamental incompleto) a 67,6% (nível superior completo)", cita a pesquisa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes