Ibit foi o marco inicial da Fundação José Silveira | A TARDE
Atarde > Saúde

Ibit foi o marco inicial da Fundação José Silveira

Publicado domingo, 25 de agosto de 2019 às 13:50 h | Atualizado em 25/08/2019, 13:53 | Autor: Jane Fernandes*

Nascido em Santo Amaro, em 3 de novembro de 1904, José da Silveira veio morar em Salvador para ingressar na Faculdade de Medicina da Bahia, onde diplomou-se em 1927, com atuação especial na área de radiologia.

A opção pela tisiologia veio apenas em 1930, quando foi para a Alemanha se aperfeiçoar em radiologia e conheceu Ludolf Brauer, referência mundial na tisiologia. De volta ao Brasil, ele passou a atuar como tisiologista e lecionar na área, criando o Ambulatório Augusto Viana da Faculdade de Medicina, serviço especializado em atender portadores de tuberculose.

Esse foi o primeiro passo para, em 1937, criar o Instituto Brasileiro para a Investigação da Tuberculose (Ibit). À época, ele afirmou que “não se poderia progredir sem que se criasse uma base científica”.

O Ibit foi o marco inicial do complexo médico-científico que compõe a Fundação José Silveira, tendo como primeira unidade adicional o Hospital do Tórax (atual Santo Amaro), inaugurado na década de 1950.

Na mesma época, José da Silveira passou no concurso para professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e pouco depois ingressou também no corpo docente da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. O médico dedicou décadas de vida ao combate à tuberculose e faleceu em 2001, aos 96 anos de idade.

*Com informações dos sites da Fundação José Silveira e da Escola de Medicina e Saúde Pública

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS