SAÚDE
Jovem é internado com pulmões de idoso por vício em cigarro eletrônico
Draven Hatfield tem 19 anos e iniciou uma campanha pela não utilização de vapers
Por Da Redação
Um jovem de 19 anos iniciou uma campanha na Virgínia, nos Estados Unidos, para que as pessoas utilizem menos os vapers. Ele foi diagnosticado com capacidade pulmonar de um indivíduo que fumou cerca de 30 maços de cigarro por dia durante 30 anos. O pulmão dele também pode ser comparado ao de um idoso que foi tabagista regular durante toda a vida.
Segundo Draven Hatfield, ele começou a fumar aos 13 anos para acompanhar a moda do momento. Com pouco tempo de uso, acabou se viciando e passou a utilizar o cigarro eletrônico diariamente. Por consequência do vício, o jovem não conseguiu seguir o sonho de ser músico.
Os colapsos pulmonares de Draven começaram quando ele tinha 17 anos. Até os dias atuais, ele voltou ao hospital em mais quatro oportunidades. A última internação aconteceu em fevereiro de 2022, quando ele precisou de ventilação artificial para sobreviver. Durante o processo, bolhas de ar se formaram no pulmão do jovem e ele teve que passar por cirurgia de emergência.
Em entrevista ao Daily Mail, ele conta que ainda sofre as consequências do vício, no entanto, abandonou o cigarro eletrônico e fez tratamento com adesivos de nicotina.
Desde 2009, o cigarro eletrônico é proibido no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há dados científicos suficientes sobre as consequências da utilização dos vapers para a saúde da população. Segundo uma pesquisa da agência, apesar da proibição, cerca de 30% dos fumantes brasileiros já experimentaram vaper.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes