Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Luteína e leite materno

Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo

13/11/2014 - 6:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 6:32

Pesquisas sugerem que os hábitos dietéticos materno estão relacionadas com a composição do leite materno, tanto em populações bem nutridas como nas mal nutridas. Em populações mal nutridas, as concentrações de vitaminas e minerais ficam afetadas no leite materno. carotenóides são pigmentos que ocorrem naturalmente em plantas e apresentam várias funções nos tecidos humanos; no entanto, eles não podem ser produzidos pelo corpo e devem ser consumidos pela dieta. Luteína, um carotenóide, pode ser particularmente importante para o desenvolvimento do recém-nascido.

A luteína e seus isômeros são os únicos carotenpoides encontrados na retina neural e absorvem a luz de ondas curtas na retina neural, o que promove uma proteção contra o dano actínico e melhoram as funções visuais em condições de dominação da luz de ondas curtas tanto em recém-nascidos como em adultos. Ela também serve como um antioxidante e pode prevenir a perda neural atribuída ao estresse oxidativo. Vegetais folhosos verde escuros, como o espinafre e a couve, apresentam altas concentrações de luteína.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em gestantes, ela é transferida através da placenta para o feto em desenvolvimento e, concentrações do cordão umbilical estão relacionadas com as concentrações altas no plasma da mãe, o que varia com o consumo dietético. A luteína estça altamente concentrada no leite materno e como outros carotenóides é ativamente transportada até o leite materno. A luteína presente no leite materno é muito variável e dependente do consumo materno. dada a relação entre o consumo de luteína pela lactante, as concentrações no plasma do recém-nascido e, a importância da luteína como um antioxidante e na saúde ocular, é prudente que lactantes consumam doses adequadas de luteína da dieta ou suplementos para garantir as concentrações adequadas no leite materno para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Referências

SHERRY, C.L. et al. Lutein Supplementation Increases Breast Milk and Plasma Lutein Concentrations in Lactating Women and Infant Plasma Concentrations but Does Not Affect Other Carotenoids, J. Nutr, v.144, p.1256-1263, 2014.

Por Joyce Rouvier

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

x