Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Número de casos de SRAG aumenta em todo o país, aponta Fiocruz

Incidência de SRAG por Covid-19 apresenta maior impacto nas crianças de até 2 anos e na população idosa

Por Da Redação

07/03/2024 - 19:02 h
Referente aos casos de SRAG de 2024, independentemente da presença de febre, já foram registrados 968 óbitos
Referente aos casos de SRAG de 2024, independentemente da presença de febre, já foram registrados 968 óbitos -

O número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentou em todo o país, segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, 7. Todas os estados mostram crescimento, mas com distinções em relação aos vírus respiratórios.

No Centro-Sul, prevalece a Covid-19. Já as regiões Sudeste e Sul, além da Covid, apresentam um quadro de influenza (gripe), demonstrando uma cocirculação. No Nordeste e no Norte a influenza também se destaca pelo crescimento, especialmente na população adulta. Além disso, o vírus sincicial respiratório (VSR) volta a aparecer em diversos estados, afetando crianças pequenas e idosos.

Segundo a Fiocruz, a análise tem como base os dados contabilizados de 25 de fevereiro a 2 de março, inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 4 de março.

A atualização mostra que há sinal de crescimento tanto na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) quanto na de curto prazo (últimas três semanas). Nas últimas oito semanas a incidência e mortalidade de SRAG mantém o padrão típico de maior impacto entre crianças pequenas e idosos.

A incidência de SRAG por Covid-19 apresenta maior impacto nas crianças de até 2 anos e na população a partir de 65 anos. Outros vírus respiratórios com destaque para a incidência de SRAG nos pequenos são o VSR e o rinovírus. Já a mortalidade da SRAG se mantém mais elevada nos idosos, com predomínio de Covid-19.

Resultados positivos de vírus respiratórios e óbitos

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (12,8%), influenza B (0,2%), vírus sincicial respiratório (11,1%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (67,7%). Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A (3,3%), influenza B (0,0%), vírus sincicial respiratório (0,0%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (93,8%).

Referente ao ano epidemiológico 2024, já foram notificados 13.635 casos de SRAG, sendo 5.285 (38,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 5.576 (40,9%) negativos e ao menos 1.955 (14,3%) aguardando resultado laboratorial.

Dados de positividade para semanas recentes estão sujeitos a grandes alterações em atualizações seguintes por conta do fluxo de notificação de casos e inserção do resultado laboratorial associado. Dentre os casos positivos do ano corrente, tem-se influenza A (9,3%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (11,4%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (68,6%).

Referente aos casos de SRAG de 2024, independentemente da presença de febre, já foram registrados 968 óbitos, sendo 579 (59,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 317 (32,7%) negativos e ao menos 40 (4,1%) aguardando resultado laboratorial.

Dentre os positivos do ano corrente, tem-se influenza A (3,8%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (0,9%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (92,6%). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de influenza A (3,3%), influenza B (0,0%), vírus sincicial respiratório (0,0%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (93,8%).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Referente aos casos de SRAG de 2024, independentemente da presença de febre, já foram registrados 968 óbitos
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Referente aos casos de SRAG de 2024, independentemente da presença de febre, já foram registrados 968 óbitos
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

Referente aos casos de SRAG de 2024, independentemente da presença de febre, já foram registrados 968 óbitos
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Referente aos casos de SRAG de 2024, independentemente da presença de febre, já foram registrados 968 óbitos
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA