SAÚDE
Pesquisadores brasileiros descobrem cura para HPV
Por Yasmin Barcellos | Equipe Bem Star | Agência Estado
A casca de barbatimão está sendo usada com 100% de eficácia no tratamento das verrugas genitais. Elas são formadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). A experiência com a planta, comum no litoral brasileiro, está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Produto que tem bastante saída no mercado de plantas medicinais, a casca do barbatimão é muito usada no tratamento de corrimentos e inflamações vaginais. Pesquisando esse aspecto e também a característica das cascas, os pesquisadores descobriram a eficácia da planta nas verrugas.
O estudo começou há ser desenvolvido há 12 anos, quando a proposta da pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFAL. Dois anos depois, se iniciaram os testes da pomada no tratamento da verruga genital em 10 voluntários, obtendo um ótimo resultado. Depois, cerca de 50 pessoas, entre mulheres, inclusive grávidas; homens portadores do vírus HIV; e crianças vítimas de abuso sexual, diagnosticados com algum tipo vírus do papiloma humano, foram submetidas aos testes. Todos os pacientes tiveram 100% de cura, não apresentando efeitos colaterais e nem recidiva da doença.
A universidade deu entrada no registro da patente da pomada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Agora, os pesquisadores da UFAL vão tentar obter a patente nos Estados Unidos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes