SAÚDE
Raphanus sativus
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
O rabanete (Raphanus sativus) é uma raiz comestível originária do extremo Oriente e largamente cultivada na Europa. Internacionalmente conhecido como radish, suas diferentes partes (folhas, sementes e raízes) são citadas por curadores tradicionais do sul da Ásia em uma variedade de desordens de origem gastrointestinal, biliar, hepática, urinária, respiratória e cardiovascular. Têm sido identificados nesta espécie diversos alcalóides e compostos nitrogenados, cumarinas, enzimas, compostos fenólicos, glucosinolatos, proteoglicanas, polissacarídeos e outros.
Atualmente, o rabanete tem sido cogitado como adjuvante natural no emagrecimento devido a um conjunto de propriedades farmacológicas relatadas por estudos científicos que sugerem a sua utilidade no controle do peso. Ele é capaz de auxiliar o esvaziamento gástrico e o peristaltismo intestinal in vivo, devido a sua ação colerética (estimula a secreção da bile e sua produção hepática).
Apesar dos benefícios existem algumas advertências como uma relativa hipoatividade da glândula tireóide de ratos quando foi administrado rabanete fresco e cozido às suas dietas; atividade vasoconstritora e hipertensiva em ratos que ingeriram um extrato aquoso das folhas de R. sativus da variedade Black; pode conter potássio e, portanto deve ser utilizado com cautela por pessoas hipertensas.
Referências:
Alqasoumi, S.; Al-Yahya, M.; Al-Howiriny, T. et al. Gastroprotective effect of radish Raphanus sativus L. on experimental gastric ulcer models in rats. Farmacia, LVI(2), 2008;
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes