SAÚDE
Salmonela
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A salmonela é uma bactéria responsável por alguns dos casos mais comuns de intoxicação alimentar. A salmonelose se densenvolve após o consumo de alimentos contaminados e, a severidade dos sintomas irá variar com o tipo de Salmonela e a a sua habilidade em entrar nas células epiteliais intestinais. As mais comuns são as do tipo Enterica e Thyphimurium. Normalmente leva a uma gastroenterite, mas em pessoas suscetíveis pode causar infecções sistêmicas, invadindo o baço, o fígado e outros órgãos.
A maioria das pessoas infectadas com Salmonela desenvolvem diarréia, febrem dores e câimbras abdominais, 12-72h após a infecção. A doença costuma durar de 4 a 7 dias e, a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Entretanto, em algumas pessoas a diarréia pode ser muito severa levando à um desidratação ou à uma infecção sanguínea, sendo necessário o uso de antibióticos. As crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas são mais propensas aos quadros mais graves.
Não há vacina para salmonelose e por isso há a necessidade de prevenção contra os meios de contágio (fezes de animais e alimentos ou água contaminados). Nunca consumir alimentos contendo ovos crus ou leite não pasteurizado, comer alimentos cozidos, assados e nunca mal passados, lavar bem as mãos, os utensílios alimentares e os alimentos, lavar bem as mãos após lidar com os animais domésticos e, amamentar o bebê sempre que possível.
Referências:
cdc.gov
SCHIKORA, A. et al. Conservation of Salmonella infection mechanisms in plants and animals, PLOS ONE, v.6, n.9, 2011.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes