SAÚDE
Secreções mamilares anormais
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
O mamilo é um órgão o qual apresenta uma secreção mamária natural que não é percebida. Essa secreção consiste na retirada das células velhas e ocorre em ambos os sexos. Entretanto, existem algumas secreções mamilares que são consideradas anormais que podem variar de cor, consistência, quantidade, ao aparecimento e na lateralidade.
Quanto à cor pode variar de transparente, branca, amarela, marrom, verde-escuro e sanguinolenta. No caso das transparentes ou com sangue podem ser sinal de câncer, principalmente se saírem de um único ducto das mamas. As outras secreções ocorrem quando o ducto mamário fica dilatado, contendo o líquido provocando o seu extravasamento pelo mamilo. É mais comum em mulheres que já amamentaram ou engravidaram.
Se a mulher não está grávida e ocorre uma secreção leitosa, ela pode estar apresentando alterações hormonais (excesso de prolactina) devido ao uso de certos medicamentos ou quando há um tumor na hipófise, normalmente benigno. O tratamento indicado consiste na introdução de medicamentos que inibem a produção desse hormônio ou na retirada do tumor.
Referências:
VALERIO, E.G. Doenças da mama, HCPA, v.32, n.2, p.238-239, 2012.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes