Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Sulfato ferroso e distúrbios gástricos

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado

18/11/2013 - 6:00 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:33

O tratamento da anemia ferropriva consiste na orientação nutricional, administração via oral ou parenteral de compostos de ferro e, eventualmente, transfusão de sangue. A melhor reposição do ferro é por via oral e o seu benefício através da suplementação irá depender de fatores como a efetividade terapêutica, tolerância gastrointestinal, incidência de eventos adversos, perfil de segurança com risco mínimo de toxicidade e número de tomadas diárias necessárias.

A correção da anemia ferropriva é influenciada pela intensidade da mesma, capacidade de tolerância e da absorção intestinal do pacientes aos suplementos de ferro e presença de doença concomitante. Um dos suplementos mais comercializados para a reposição de ferros são os sais de ferro como o sulfato ferroso, pois são rapidamente absorvidos. Apesar da sua eficácia apresenta algumas desvantagens como interação com susbtâncias como fitatos, polifenóis e outros componentes da dieta impedindo a sua absorção.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O ferro ferroso pode ser oxidado a Fe3+ na luz intestinal gerando radicais livres capazes de provocar a peroxidação lipídica de proteínas da membrana do enterócito, ocasionando dano celular o que favorece o aparecimento de lesões inflamatórias como esofagite, gastrite, duodenite e úlceras. Os sintomas gastrotintestinais mais comuns por conta dele são náusea, vômito, gosto metálico, escurecimento do esmalte dentário, diarréia, desconforto abdominal e obstipação. Esses sintomas tem relação direta com a dose administrada e por isso a necessidade de um médico analisar essa balança entre as vantagens e desvantagens desse tratamento para o paciente.

Referência:

CANÇADO, R.D.; LOBO, C.; FREIDRICH, J.R. Tratamento da anemia ferropriva com ferro via oral. Rev Bras Hematol Hemoter, v.32, supl.2, p.114-120, 2010.

Por Joyce Rouvier

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

x