SAÚDE DA MULHER
Uso de terapia hormonal pode reduzir os sintomas de depressão
45% das entrevistadas em pesquisa relataram ter recebido diagnóstico de ansiedade ou depressão
Por Da Redação
Uma pesquisa realizada pela ONG Think Olga com 1.078 mulheres mostrou que das entrevistadas cerca de 45% relataram ter recebido diagnóstico de ansiedade, depressão ou algum tipo de transtorno mental. A terapia de reposição hormonal (TRH) pode atuar como aliada reduzindo estes sintomas.
Entre os métodos modernos e eficientes para a realização da reposição hormonal estão os implantes. Estes podem conter um ou mais hormônios combinados, entre eles o estradiol ou a progesterona, a testosterona ou a gestrinona. Contudo, deve ser utilizada se houver indicação médica.
De acordo com o ginecologista Dr. Jorge Valente, a incidência maior de diagnósticos destes transtornos em mulheres podem ser explicadas tanto por fatores de ordem psicossocial, como mudanças nos papéis familiares e eventos estressantes durante o dia, como de ordem biológica. Neste último caso acontecem em decorrência das variações dos níveis hormonais que as mulheres passam ao longo da vida, a exemplo dos períodos gestacionais e da chegada ao climatério e a menopausa.
De acordo com a pesquisa feita pela ONG, 6 em cada 10 brasileiras convivem com a ansiedade, transtorno mais comum no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). As mulheres também representam 18,1% entre os brasileiros diagnosticado com depressão, conforme levantamento realizado pelo Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia – Covitel 2023. Destas, 17% estão na faixa etária entre 55 e 64 anos.
Além da reposição hormonal, o ginecologista ressalta a importância da prática constante de exercícios físicos e da adoção de uma dieta equilibrada como estratégias que podem aliviar os sintomas físicos da menopausa, como os fogachos, melhorar o sono, o humor e reduzir a ansiedade.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes