Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE

SAÚDE

Vacinação contra a dengue é ampliada

Crianças e adolescente de 6 a 16 anos podem se vacinar até 30 de abril

Madson Souza*
Por Madson Souza*
Ainda não foi definida uma estratégia de vacinação na capital baiana para este novo cenário, informa a SMS
Ainda não foi definida uma estratégia de vacinação na capital baiana para este novo cenário, informa a SMS - Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE

O Ministério da Saúde determinou a ampliação do público elegível para a vacinação contra a dengue. Se antes o imunizante era restrito para a faixa etária de 10 a 14 anos, agora a cobertura inclui também crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. A mudança é com intuito de não perder as doses que estão próximas da data de vencimento - 30 de abril.

Ainda não foi definida uma estratégia de vacinação na capital baiana para este novo cenário, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram aplicadas 42.164 doses e estão para vencer 4.329 imunizantes em Salvador. Cerca de 183.836 indivíduos estão aptos a se vacinar. Esses dados foram contabilizados até às 16 horas de ontem.

Tudo sobre Saúde em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Importante

A coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, reforça a importância da vacinação contra a dengue. “A vacina da dengue chegou em um momento muito importante que vivemos em todo o Brasil. O imunizante é mais uma das estratégias para a proteção da população, visando evitar casos graves da doença, principalmente, óbitos. A SMS vem se mobilizando através do Salvador Contra a Dengue, intensificando a oferta das doses durante os finais de semana e em pontos estratégicos da cidade, tudo para facilitar e garantir o acesso do público-alvo a se imunizar.”

A técnica em enfermagem, Lília Vasconcelos, teve dengue faz um mês e não foi a única em sua casa. Seu marido e sua filha, Wanda, de 18 anos, também apresentaram casos da enfermidade - a jovem chegou a ficar internada. Lília então decidiu levar sua filha, Alice, de 11 anos, para vacinar ontem.

“O alto número de casos e esses casos muito perto da gente me assustaram um pouco. Fiquei mais preocupada. Trouxe a Alice para vacinar porque acho a vacinação muito importante, não só de dengue, mas todas as vacinas são muito importantes, para que a gente crie defesa contra as doenças que vivem assolando o nosso Brasil, o mundo na verdade”, afirma a técnica de enfermagem. Ela ressalta que Alice não sentiu dor nem durante a aplicação do imunizante, nem após.

Expansão

A Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios e tem cerca de 22 mil imunizantes com validade até abril que ainda não foram utilizadas. O documento ministerial indica que essa estratégia da ampliação de faixa etária para vacinação poderá se expandir - dependendo do estoque disponível nos municípios - para pessoas de até 59 anos e 11 meses, que é o limite etário especificado na bula da vacina dengue.

O documento aponta também que é garantida a segunda dose para as pessoas que foram vacinadas dentro dessa recomendação e que essa é uma estratégia temporária, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de abril de 2024.

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas.

*Sob a supervisão de Luiz Lasserre

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

adolescentes ampliação crianças Dengue imunização Ministério da Saúde saúde pública Vacinação

Relacionadas

Mais lidas