Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PREVENÇÃO

Vacinação contra dengue na Bahia deve acelerar a partir de hoje

Primeiro lote contempla 44 dos 115 municípios definidos pelo Ministério da Saúde

Por Jane Fernandes

19/02/2024 - 7:00 h
Davi, 11 anos, foi vacinado logo no primeiro dia
Davi, 11 anos, foi vacinado logo no primeiro dia -

Após uma abertura com procura relativamente baixa, a vacinação contra a dengue em Salvador deve engrenar a partir de hoje - pelo menos esta é a expectativa da gestão da área de Saúde. Na capital baiana, o imunizante começou a ser aplicado na última sexta-feira, um dia depois de Feira de Santana, que vacinou 490 crianças em 48 horas. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as doses recebidas até o momento estão sendo destinadas a 44 municípios entre os 115 definidos pelo Ministério da Saúde.

As cidades baianas para as quais a pasta direcionou as 120.108 doses já recebidas pelo Estado compõem as regiões de saúde de Salvador, Feira de Santana e Camaçari. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Vânia Rebouças, conta que até o final da semana passada, apenas alguns municípios contemplados tinham feito a retirada dos imunizantes na central de distribuição.

Com maior concentração de casos graves, o público entre 10 e 14 anos foi definido como prioritário pelo Ministério da Saúde, em sintonia com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à doença.

De acordo com Vânia, a disponibilidade ainda restrita do imunizante - fabricado por apenas um laboratório – levou o ministério a fixar uma faixa etária ainda menor para a aplicação das primeiras doses enviadas aos estados: 10 e 11 anos. São duas doses, com intervalo de três meses entre elas. “A gente só vai ter uma proteção mais significativa para essa população a partir do mês de junho. Então, a gente não vai perceber mudança no cenário epidemiológico neste momento”, ressalta.

Em Feira de Santana, a vacina foi destinada a crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos nos postos da cidade desde o início da aplicação, na última quinta-feira, conforme a assessoria da Secretaria de Saúde. Com 127 casos registrados este ano, o município programou vacinação durante o final de semana, incluindo uma caravana no distrito de Maria Quitéria.

Com previsão de retirar as vacinas hoje e iniciar a aplicação depois de amanhã, Camaçari registrou 71 casos prováveis de dengue entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro, segundo a assessoria da Secretaria de Saúde do município. A nota destacou que “esse número pode ser maior, uma vez que muitas pessoas com suspeita da doença não vão à unidade de saúde ou ao hospital”.

Sem filas nos postos

Mesmo considerando que parte da população de Salvador ainda estava se recuperando do Carnaval quando a vacinação começou, as mães ouvidas por A TARDE no 5º Centro de Saúde (Barris) ficaram surpresas com a ausência de fila. Daiane Andrade já estava pensando em levar Gustavo, de 10 anos, para ser vacinado na rede privada, então não perdeu tempo quando o imunizante ficou disponível no SUS.

Gustavo teve dengue há cerca de dois anos, enquanto o irmão mais velho, de 13, contraiu a doença no ano passado. Nenhum dos dois desenvolveu um quadro grave, mas ela ficou ainda mais alerta para a importância de garantir a proteção. Agora, sua expectativa é pela liberação da vacina para a faixa etária do outro filho.

Cláudia Azevedo esperava encontrar uma fila grande e acabou entrando direto na sala de vacinação com Davi, de 11 anos. “É um apelo de mãe: vacinem seus filhos. Muitas doenças e consequências podem ser evitadas”, enfatizou. Moradora da Graça, ela contou que não houve casos na sua família e que também não tem conhecimento de episódios de dengue na vizinhança, mas considera que vacinar é necessário, independentemente desses dados.

Fechando o primeiro dia com 780 crianças de 10 e 11 anos vacinadas, a secretária da Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, considerou que o resultado foi positivo, “principalmente porque foi um dia muito mais de sensibilização, de conversa com as famílias”. Ela disse ainda que a gestão municipal está se preparando para adotar outras estratégias como vacinação nas escolas e, eventualmente, em drives.

Imunizante Qdenga está em falta

Atualmente, a vacina batizada de Qdenga não está disponível na rede privada de Salvador. No Sabin Diagnóstico e Saúde, a assessoria informou que a venda foi suspensa devido à indisponibilidade de fornecimento pelo fabricante. O infectologista Marcelo Cordeiro, que integra a equipe, explica que o imunizante previne cerca de 80% dos casos gerais de dengue e reduz em mais de 90% a hospitalização. A vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março do ano passado para uso entre a faixa etária entre 4 e 60 anos. A Qdenga é o primeiro imunizante contra a dengue aprovado para um público amplo no Brasil, pois o anterior (Dengvaxia) era indicado apenas para quem já havia tido a doença.

Cidades com epidemia e sem vacina

Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú são os 13 municípios baianos com epidemia de dengue, mas nenhum deles foi contemplado pelo Ministério da Saúde nos dois lotes enviados para o Estado. Ainda sem previsão, as próximas remessas serão direcionadas às regiões de saúde de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Barreiras.

Nem todos os municípios em epidemia apontados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem vacinação prevista na programação atual do Ministério da Saúde, incluindo a região de saúde de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde (Sesab), Vânia Rebouças, inicialmente o ministério fez um ranking nacional apenas com municípios de maior porte, mas depois incluiu toda a região de saúde à qual cada um deles pertence. Entre os critérios considerados estão o número de casos registrados em 2023 e a circulação do sorotipo 2 no ano passado.

Apesar dos 13 municípios em epidemia e dos oito em alerta, Vânia ressalta que o cenário epidemiológico do Estado neste início de 2024 é de queda. A ponderação é confirmada pelos boletins de arboviroses até 6 de fevereiro, que mostram uma redução 11,8% no número de casos prováveis quando comparado com o mesmo período de 2023, passando de 4.614 para 4.068 registros.

Duas mortes por dengue foram confirmadas pela Sesab na última quinta-feira, incluindo a de uma criança de 5 anos, e um terceiro óbito está sob investigação. No primeiro semestre de 2023, nove pessoas morreram em decorrência da dengue na Bahia.

Gravidade

O risco de morte surge quando o paciente desenvolve dengue grave, antigamente chamada de dengue hemorrágica, explica o infectologista Marcelo Cordeiro, do Sabin Diagnóstico e Saúde. “A dengue é causada por um vírus que tem quatro sorotipos distintos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A infecção por qualquer um desses sorotipos pode resultar em um espectro de doenças, que vão desde sintomas leves até formas graves”, completa.

Segundo o médico, existem estudos apontando um risco aumentado de ter dengue grave quando ocorre uma infecção secundária - ou seja, um paciente já infectado por um sorotipo do vírus causador da doença acaba sendo contaminado novamente por outro sorotipo. “Alguns estudos sugerem que o DENV-2 e o DENV-3 podem estar mais frequentemente associados a doenças mais graves, mas isso pode variar entre diferentes populações e regiões geográficas”, ressalta.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia crianças Dengue estratégias pré-adolescentes prevenção PROTEÇÃO saúde pública sintomas da dengue vacina Vacinação

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Davi, 11 anos, foi vacinado logo no primeiro dia
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Davi, 11 anos, foi vacinado logo no primeiro dia
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

Davi, 11 anos, foi vacinado logo no primeiro dia
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Davi, 11 anos, foi vacinado logo no primeiro dia
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA