SAÚDE
Vitamina B6 e saúde da pele
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
É estimado que entre 60-70% das mulheres experimentem uma exacerbação de acnes logo após a menstruação. O uso de vitamina B6 (piridoxina) no tratamento dessa condição vendo sendo utilizado há mais de 25 anos. Um mecanismo fisiológico possível para esse fato é a influência da progesterona no aumento da acne. A forma biologicamente ativa da B6 pode modular e diminuir a resposta transcripcional de progesterona melhorando o quadro.
Quantidades inadequadas de B6 e ácido fólico (B9) são necessárias para diminuir os níveis de homocisteína, reduzindo a inflamação na pele e no sistema circulatório. Além disso essa deficiência não permite o uso da nicotinamida para regular os níveis de colesterol e prevenir os tipos de lesões cutâneas que provocam a rosácea. Outros estudos apontam que a sua deficiência está relacionada à dermatites em diversas partes do corpo, como face e couro cabeludo.
Referências:
PUJOL, A. N. Nutrição aplicada à estética, Editora Rubio, Rio de Janeiro, 2011.
WAY, B.V. et al. Patient Assessment in the Treatment of Premenstrual Acne Flare with Vitamin B6 Therapy: A Two-Year Retrospective Study, The Journal of the American Osteopathic College of Dermatology, v.1., n.1, 2003.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes