CONTA CONJUNTA
Casais gastam 12,6% do orçamento com apps de comida e transporte
Além desses serviços, o streaming também é incluso nos gastos

Por Da Redação

Um estudo da fintech Noh, primeira carteira compartilhada do mercado para compras em casal ou grupos de até 10 pessoas, aponta que, de junho a agosto deste ano, 12,63% do orçamento conjunto de casais foi gasto com aplicativos de entrega de comida, transporte de passageiros e serviços de streaming.
“Quase 13% do orçamento conjunto é gasto com esse tipo de serviço. Supondo uma divisão meio a meio, significa que 6,5% de toda a sua renda pode ficar comprometida se a divisão não for feita na hora e com transparência”, afirma Ana Zucato, CEO da Noh.
Os apps de delivery são os mais utilizados e respondem por 8,14% do orçamento compartilhado dos usuários da Noh, com um ticket médio de R$ 73, aponta o estudo. Na sequência, aparecem os apps de transporte, que representam 3,65% dos gastos coletivos, com ticket médio de R$ 33.
Já os serviços de streaming são 0,83% do total de gastos, com desembolso médio de R$ 29 - mesmo com menor representatividade, são despesas frequentes, em geral de periodicidade mensal.
Para o levantamento, foram consideradas 16 mil transações realizadas no app da Noh desde junho. O estudo mostra gastos reais realizados pelos usuários.
Por que isso importa?
Considerando todos os tipos de despesas, as famílias brasileiras chegam a compartilhar 85% do orçamento, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE.
Dados do IBGE mostram ainda que a inflação também chegou aos aplicativos de transporte e streaming - mais um indicativo da importância de fazer o rateio corretamente e com transparência.
O preço médio de corridas por transporte por aplicativo acumula alta de 43,8% nos últimos 12 meses até agosto, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Na mesma comparação, os serviços de streaming sobem 13,3%%.
Serviços mais populares na Noh
Entre os aplicativos de streaming, Netflix, HBOMax e Spotify são os mais populares entre os usuários da Noh, aponta o estudo.
No delivery de comida, o iFood responde por 74% das transações e o Rappi, por 21% - o restante está diluído entre outros apps. Em relação aos aplicativos de transporte, a Uber tem 59% da representação, o Turbi, 33%, enquanto o app da 99 fica com apenas 0,5%.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



