Google deixará de exibir links de notícias nas buscas na Califórnia | A TARDE
Atarde > TECNOLOGIA

Google deixará de exibir links de notícias nas buscas na Califórnia

Medida acontece após lei que prevê remuneração aos veículos jornalísticos pelas empresas de tecnologia

Publicado sexta-feira, 12 de abril de 2024 às 21:21 h | Autor: Da Redação
Segundo a empresa, a medida será um teste como forma de “medir o impacto da legislação na experiência do produto”
Segundo a empresa, a medida será um teste como forma de “medir o impacto da legislação na experiência do produto” -

O Google vai deixar de exibir links de jornais e sites de notícias a alguns usuários na Califórnia, nos Estados Unidos. A medida acontece devido ao projeto de lei de Preservação ao Jornalismo na Califórnia (CJPA), que prevê remuneração aos veículos jornalísticos por parte das empresas de tecnologia.

Segundo a empresa, a medida será um teste como forma de “medir o impacto da legislação na experiência do produto”. Isso, ainda de acordo com o Google, seria uma “abordagem errada para apoiar o jornalismo” e “criaria um nível de incerteza empresarial que nenhuma empresa poderia aceitar”.

“Há muito que dizemos que esta é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Jaffer Zaidi, vice-presidente das parcerias globais de notícias do Google. “Se aprovado, o CJPA pode resultar em mudanças significativas nos serviços que podemos oferecer aos californianos e no tráfego que podemos fornecer aos editores da Califórnia.”

O Google também disse que está pausando novos investimentos no ecossistema de notícias do estado americano.

“Até que haja clareza sobre o ambiente regulatório da Califórnia, também estamos pausando outros investimentos no ecossistema de notícias da Califórnia, incluindo novas parcerias por meio do Google News Showcase, nosso programa de produtos e licenças para organizações de notícias, e expansões planejadas da Google News Initiative”, afirmou Zaidi.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS