GERAÇÃO
Google lança Gemini 1.5, nova versão do modelo mais avançado de IA
Modelo apresenta melhor desempenho em uma arquitetura mais eficiente
Por Da Redação
Mais de um mês depois de lançar sua inteligência artificial, o Google anunciou nesta quinta-feira, 15, o Gemini 1.5, uma nova geração de modelos Gemini que oferece melhor desempenho em uma arquitetura mais eficiente que as versões anteriores, e com recurso experimental na compreensão de contextos longos.
A nova versão ainda está em fase de testes iniciais, e o acesso está disponível a partir desta quinta, a um grupo limitado de desenvolvedores e clientes do Google Cloud para testá-lo por meio do AI Studio e do Vertex AI em visualização privada. Além disso, o Google está ampliando o acesso aos modelos Gemini por parte de empresas e desenvolvedores ao trazer os modelos Gemini 1.0 Pro e 1.0 Ultra com disponibilidade para todos os clientes do Google Cloud.
Entre os avanços do Gemini 1.5 Pro estão janelas de contexto maiores que permitem aos modelos fazer referência a mais informações, compreender o fluxo narrativo, manter a coerência em passagens mais longas e gerar respostas contextualmente mais ricas.
“Os aplicativos agora podem executar até 1 milhão de tokens em produção, o que significa que o Gemini 1.5 Pro pode processar grandes quantidades de informações de uma só vez, incluindo 1 hora de vídeo, 11 horas de áudio, bases de código com mais de 30 mil linhas de código ou mais de 700 mil palavras”, aponta a empresa.
Com o Gemini 1.5 Pro, as organizações ainda poderão analisar com precisão uma biblioteca de código inteira em um único prompt; raciocinar em documentos muito longos; analisar e comparar o conteúdo de horas de vídeo, permitir que os chatbots mantenham longas conversas sem esquecer detalhes; e possibilitar experiências hiperpersonalizadas, inserindo informações relevantes do usuário no prompt.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes