ECONOMIA
Google planeja cobrar por mecanismo de pesquisa alimentado por IA
Se confirmado, será a primeira vez que a empresa coloca um dos seus principais produtos atrás de um paywall
Por Da Redação
O Google, controlado pela Alphabet, está considerando cobrar por recursos premium em seu mecanismo de pesquisa alimentado por inteligência artificial generativa, informou reportagem do Financial Times publicada nesta quarta-feira, 3.
"Continuamos a melhorar rapidamente o produto para atender às novas necessidades dos usuários", disse um porta-voz do Google. "Não estamos trabalhando ou considerando uma experiência de busca sem anúncios. Como fizemos muitas vezes antes, continuaremos a desenvolver novas capacidades premium e serviços para aprimorar nossas ofertas de assinatura em todo o Google."
Logo após o anúncio, as ações da Alphabet caíram cerca de 1% nas negociações pós-mercado.
Segundo o jornal, o Google está analisando diversas opções, inclusive a incorporação de recursos de pesquisa alimentados por IA aos serviços de assinatura premium, que já dão acesso ao novo assistente de IA, Gemini, no Gmail e no Docs. Se confirmado, será a primeira vez que a empresa coloca um dos seus principais produtos atrás de um paywall.
O mecanismo de busca tradicional continuaria grátis e anúncios continuariam aparecendo ao lado dos resultados de pesquisa, mesmo para assinantes, acrescentou a reportagem.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes