TECNOLOGIA
IA Europeia chega para reduzir a dependência nos EUA e na China
OpenEuroLLM é um projeto feito em parcerias de diversos centros de pesquisa europeu
Por Redação
![União Europeia projeta uma IA europeia buscando não depender das americanas ou chinesas](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1300000/1200x720/IA-Europeia-chega-para-reduzir-a-dependencia-nos-E0130593800202502041715-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1300000%2FIA-Europeia-chega-para-reduzir-a-dependencia-nos-E0130593800202502041715.jpg%3Fxid%3D6544566%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739243415&xid=6544566)
Um novo modelo de inteligência artificial foi revelada pela Comissão da União Europeia nesta terça-feira, 4. A OpenEuroLLM é o novo projeto que visa diminuir a dependência da região em outras empresas de IA, normalmente sediadas nos EUA ou na China.
Leia Também:
A ideia do projeto é desenvolver a “primeira família de modelos LLM com código aberto”, tendo suporte para todos idiomas participantes da União Europeia, e treinar o modelo para que ele opere as IAs integralmente em supercomputadores e servidores europeus. O projeto tem um investimento total de 37,4 milhões de euros, mais de 20 milhões de euros foram financiados por Programa Europa Digital (DIGITAL) criado em 2021 para fomentar a pesquisa em tecnologia na União Europeia e reduzir a dependência tecnológica da zona do Euro.
O OpenEuroLLM desenvolve uma parceria entre centros de pesquisa, empresas e conglomerados europeus focados em Computação de Alto Desempenho (HPC) sendo o primeiro conglomerado financiado pela DIGITAL a receber o selo de reconhecimento pela Plataforma de Tecnologias Estratégicas Europeia (STEP).
Entenda o que é o OpenEuroLLM:
É um projeto que visa construir um Grande Modelo de Linguagem (LLM) de última geração, buscando ser comparada com as atuais líderes do mercado, como o ChatGPT (OpenAI), Gemini Google, DeepSeek, Hunyuan (Tencent) e Ernie (Baidu). Porém, além de replicar as funções que já existem, a iniciativa busca desenvolver capacidades que sejam únicas adequadas às demandas específicas da União Europeia, garantindo uma IA de qualidade, sem ficar à mercê de serviços internacionais.
As principais instituições envolvidas no desenvolvimento da OpenEuroLLM são: Unbabel, o Instituto Superior Técnico (Portugal), Instituto de telecomunicações (Portugal), Universidade de Edimburgo (Escócia), Universidade Paris-Saclay (França), Universidade Paris-Sorbonne (França), Universidade de Amsterdã (Países Baixos) e outros centros de pesquisa, empresas e startups europeias.
A EuroLLM ficará disponível para quem?
Inicialmente, ele ficará disponível somente para os desenvolvedores no repositório do Hugging Face, depois será disponibilizada oficialmente por conjuntos de modelos de fundação completamente abertos. Incluindo a documentação, códigos de treinamento, métricas de avaliação e conjuntos de dados de treinamento. Dando a total transparência ao foco em diversidade e suporte a todas as línguas contempladas oficialmente pela UE, o projeto visa fomentar o desenvolvimento local de IA.
Por ser um modelo aberto, ela ficará acessível a clientes de outras regiões que tenham o interesse em adotar uma alternativa aos modelos atuais, porém o foco da pesquisa é em resolver demandas regionais. Para o usuário final ainda não há uma versão dinal pública implementada e operando.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes