INCÔMODO
Saiba como bloquear chamadas desconhecidas no Iphone e Android
Existem ferramentas nativas e soluções adicionais que ajudam a reduzir esse tipo de incômodo

Por Jair Mendonça Jr

O aumento de ligações de telemarketing, golpes e chamadas automatizadas tem levado brasileiros a buscarem formas de bloquear contatos indesejados no celular. Tanto no iPhone quanto nos aparelhos Android, existem ferramentas nativas e soluções adicionais que ajudam a reduzir esse tipo de incômodo.
No iPhone
A Apple oferece recursos integrados. Entre eles está a função “Silenciar Desconhecidos”, encontrada em Ajustes - Telefone. Ao ser ativada, todas as chamadas provenientes de números que não constam nos contatos, nas chamadas recentes ou nas sugestões da Siri deixam de tocar e são encaminhadas diretamente para o correio de voz.
O registo da chamada continua visível, permitindo que o utilizador decida posteriormente se pretende retorná-la.
O iPhone também permite o bloqueio permanente de números específicos. Basta aceder ao histórico de chamadas, tocar no ícone de informações ao lado do número e selecionar “bloquear este contato”.
Para quem deseja uma proteção mais abrangente, aplicações como Truecaller e Hiya podem ser integradas ao sistema, funcionando como filtros automáticos que identificam e bloqueiam chamadas suspeitas com base em listas de spam atualizadas.
No Android
Apesar da diversidade de interfaces entre diferentes marcas, a maioria conta com o app Telefone do Google, que oferece um sistema consolidado de identificação de chamadas e filtragem de spam.
Nas configurações do aplicativo, é possível ativar opções como “Ver ID de chamadas e spam” e “Filtrar chamadas de spam”, que silenciam automaticamente contactos classificados como suspeitos. O utilizador também pode bloquear números manualmente a partir da lista de chamadas recentes ou bloquear chamadas de números privados e desconhecidos.
Ferramenta exclusiva para brasileiros
No Brasil, uma ferramenta adicional reforça esta proteção: o serviço “Não Me Perturbe”, criado pela Anatel e pelo setor de telecomunicações.
A plataforma permite que consumidores registrem os seus números para impedir ligações de telemarketing realizadas por operadoras e instituições financeiras. Após o cadastro, as empresas têm até 30 dias para cessar os contatos.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



