Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > TRÂNSITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TRÂNSITO

Rodoviários aprovam nova via exclusiva na Pituba

Por Luan Santos

19/10/2013 - 9:25 h
Trânsito na Rua Rubem Berta, Pituba
Trânsito na Rua Rubem Berta, Pituba -

Para o diretor do Sindicato dos Rodoviários da Bahia Daniel Mota, as alterações no tráfego da região da Pituba e do Itaigara - inicialmente em cinco ruas e depois na avenida Paulo VI - serão positivas para o fluxo de veículos na região, principalmente por causa da criação de uma via exclusiva para ônibus.

"Ainda não fomos notificados sobre as mudanças, mas vemos como favoráveis. A partir do momento em que você cria uma via exclusiva para ônibus, beneficia quem utiliza o transporte público", afirmou Mota. O diretor acredita que a modificação vai beneficiar também quem utiliza transporte individual.

"A tendência é que todos ganhem tempo e que o congestionamento diminua na região, pois os carros terão uma via a mais para trafegar no sentido Caminho das Árvores", afirmou Mota.

Para ele, o tempo de viagem para quem anda de ônibus entre o Caminho das Árvores e a orla, com a via exclusiva, deve diminuir pelo menos 20 minutos nos horários de pico. "É um trecho curto, mas chegamos a passar mais de uma hora", destacou.

Outros casos
O diretor lembra ainda que, no início, houve problemas de adaptação dos motoristas às alterações no trânsito da Barra, devido às obras de requalificação da orla. Para ele, deve ocorrer o mesmo com as alterações na Paulo VI.

"A gente vai ter dificuldade no começo, pois é uma via que deixa de ter dois sentidos, mas, se for para melhorar o trânsito da cidade, a mudança é bem-vinda", enfatiza. Outra modificação que deu certo citada por ele foi na avenida Manoel Dias da Silva, que também era mão dupla.

População
Moradores e frequentadores da região acreditam que a medida vai melhorar os problemas de congestionamento na avenida Paulo VI. No entanto, eles dizem que os moradores terão dificuldades para chegar e sair de suas casas.

"Eu confesso que acho essa medida péssima. Para voltar para casa de noite, vou ter que enfrentar engarrafamento na Tancredo Neves, Magalhães Neto, orla e na própria Paulo VI. Só vai piorar", opinou a empresária Alessandra Souza, 37, moradora da Pituba.

Por outro lado, o aposentado Alberto Lemos, 60, também morador do bairro, acredita que a mudança vai trazer benefícios. "Qualquer ação que diminua os congestionamentos é positiva, mesmo que tenhamos que andar mais", acrescentou.

Segundo o diretor de trânsito da Transalvador, Marcelo Corrêa, os moradores da região não serão prejudicados, pois poderão acessar as ruas transversais da Paulo VI sem ter que dar a volta até o início desta avenida, na altura dos Correios. "Eles podem cortar caminho pelas vias transversais da Magalhães Neto. Isso não será uma dificuldade".

O consultor imobiliário Eduardo Saldanha, que mora na Praia do Flamengo, mas passa todos os dias pela avenida para pegar a esposa após o expediente, também defende as mudanças. "Todas as grandes vias deveriam ter faixa exclusiva para ônibus".

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trânsito na Rua Rubem Berta, Pituba
Play

Vídeo: carro que levava pacientes para tratamento pega fogo na BR-324

Trânsito na Rua Rubem Berta, Pituba
Play

Iniciativa busca fazer intercâmbio de ações para reduzir sinistros no trânsito

Trânsito na Rua Rubem Berta, Pituba
Play

Maio Amarelo quer conscientizar sociedade sobre perigos no trânsito

Trânsito na Rua Rubem Berta, Pituba
Play

Carro capota no viaduto Nelson Dahia e trânsito fica lento na região

x