Fora da Rota: clima agradável e muitas trilhas em Ibicoara | A TARDE
Atarde > Turismo

Fora da Rota: clima agradável e muitas trilhas em Ibicoara

Publicado quarta-feira, 13 de janeiro de 2016 às 16:00 h | Atualizado em 13/01/2016, 16:55 | Autor: Teófilo Henrique
Ibicoara
Ibicoara -

O Fora da Rota desta semana desembarca na Chapada Diamantina, na região central da Bahia e vai mostrar os encantos de Ibicoara, a 458 km de Salvador. Cercada por montanhas com um clima agradável, quilômetros de águas cristalinas que brotam dos cumes e escorrem pelas serras e cachoeiras, assim podemos resumir a cidade. Além disso, ainda há grutas, pinturas rupestres e uma infraestrutura para a prática de esporte de aventura. Quem quiser conhecer todos os lugares precisa de disposição, porque todos passam por trilhas a pé.

Com tantos atrativos, a cidade desenvolveu cinco rotas de turismo. A Rota das Águas, devido ao grande número de cachoeiras, quedas e cursos d'água, representando atrativos ecológicos. Na Rota do Sol as trilhas de off-road, bike, montanhismo, escalada são ideias para quem gosta de aventura. Já na Rota dos Ventos o cenário ganha ares de montanhas e o clima tende a se esfriar com as neblinas que cortam as Serras da Águia, Batávia, Campo Redondo e Fumacinha. Outra rota é a da Terra que apresenta visitas às fazendas produtoras, as agroindústrias, seus caminhos e roteiros internos e por fim a Rota do Desenvolvimento, um caminhar pelas principais ruas da cidade sentindo o ar puro da Chapada Diamantina.

Rota da Água

Nessa rota está o Parque Natural Municipal do Espalhado, uma unidade de conservação com área de 611 hectares, a 30 km da sede do município. Sua principal atração é a Cachoeira do Buracão, com cerca de 85 m de altura, um cânion e uma trilha, com 3 km, à margem do rio Espalhado. O esforço físico para essa trilha é considerado moderado. Também é indicado contratar um guia local, profissional que deve estar presente em todas as trilhas da região.

Outros atrativos da rota são a Cachoeira da Fumacinha e a trilha Fumacinha por Baixo. O acesso é por uma trilha pelo leito do rio, entre um cânion com paredões de 280 metros de altura. O final do cânion forma uma imensa caverna revestida de musgos florescentes e uma queda d'água de 100 metros. Saindo de Ibicoara a cerca de 34 km de estrada de chão, chega-se à comunidade do Baixão, e segue a pé 9km de trilha, com um tempo médio de 3h, o esforço físico é considerado pesado.

A Cachoeira do Licuri está localizada no Vale do Campo Redondo, com a sua queda principal de 73m de altura. Descendo o rio visita-se outras quedas até chegar nas Raízes. O passeio pode ser finalizado com uma visita no paredão de Pinturas Rupestres da comunidade da Raposa/Iramaia.

A Cachoeira Véu de Noiva fica no Parque Nacional da Chapada Diamantina, o início da trilha fica no Vale do Baixão. O acesso é por uma trilha, passando pelo Lagão e pelo leito do rio, com cachoeiras durante o percurso. Saindo de Ibicoara a cerca de 34 km de estrada de chão chega-se a comunidade do Baixão e segue a pé 3,5 km de trilha.

<GALERIA ID=20449/>

Rota do Sol

Umas das principais atrações dessa rota são as pinturas rupestres do Rio Jibóia. O início da trilha fica no Vale do Baixão. O acesso é pela margem do rio, com direito a vários poços para banho. Saindo de Ibicoara a cerca de 34 km de estrada de chão chega-se a comunidade do Baixão e segue a pé 4km de trilha.

O Caminho dos Tropeiros de Ibicoara a Campo Redondo é um atrativo natural e histórico-cultural. A Rota dos tropeiros era passagem obrigatória para os tropeiros que transportavam mercadorias fazendo um intercâmbio entre a caatinga e os gerais. Após o povoado de Pé-de-Serra, subindo a Escadinha onde o percurso é todo calçado de pedra feito pelos tropeiros da época, desfrutando o visual do alto da montanha para a sede do município, atravessa a cordilheira finalizando no campo redondo. Saindo de Ibicoara a cerca de 2 km de estrada de chão chega-se à comunidade do Pé de Serra e segue a pé 4km de trilha.

Também há o Caminho dos Tropeiros de Ibicoara a Brejão que passa entre a Serra da Águia e Pico da Batávia antiga rota de tropeiros toda calçada em pedra que ligava Ibicoara à comunidade do Brejão. Saindo de Ibicoara a cerca de 13 km de estrada de chão chega-se à comunidade de Campo Limpo e segue-se a pé 12 km de trilha.

Rota dos Ventos

São lugares para sentir-se pertinho do céu e olhar para os vales e montanhas. Seus mirantes oferecem vistas maravilhosas da Chapada Diamantina.
No Mirante Serra da Águia a subida principal é pela escadinha, antiga rota de tropeiros, agradável mirante com incrível vista da cidade. Saindo de Ibicoara a cerca de 2 km de estrada de chão chega-se à comunidade do Pé de Serra e segue a pé 2 km de trilha.

Já do Mirante do Campo Redondo é possível ver o Campo Redondo, suas montanhas e belezas naturais, proporcionando também um belo visual para fotografias. Saindo de Ibicoara a cerca de 12 km de estrada de chão chega-se à comunidade do Campo Redondo e segue a pé 200 m de trilha.

O Pico da Batávia tem mais de 1.610 metros de altitude e tem um belo visual. O início da trilha é todo calçado de pedra, utilizada pelos tropeiros em meados do século passado. Vale a pena passar a noite no local para apreciar o nascer do Sol. Saindo de Ibicoara a cerca de 12 km de estrada de chão chega-se à comunidade do Campo Limpo e segue a pé 1,5 km de trilha.

Rota da Terra

Uma das vertentes de Ibicoara é a agricultura que convive com a exploração sustentável da terra. O turismo rural conta com visitas a fazendas, entre elas a Fazenda Terra Mater, comunidade da Januária, e cultivo de Café Orgânico na Fazenda Floresta, localizada na comunidade de Pau-Ferrado. Ambas propriedades ficaram famosas por produzir um dos melhores cafés orgânicos do país, com práticas ecológicas inovadoras.

Também é possível conhecer a produção e derivados da farinha nas comunidades do Campo Redondo, Pedra Branca, Pai Pedro, Brejão e do Baixão.
Quem gosta de cachaça pode visitar as comunidades Pedra Branca e Brejão, onde se produz a famosa e centenária cachaça "Brejão". Na comunidade do Mundo Novo com a Cachaça "Cachoeira do Buracão", o turista poderá degustar e adquirir a cachaça além de conhecer a sua produção.

Rota do Desenvolvimento

Essa rota consiste na parte urbana de Ibicoara e do Distrito de Cascavel, com suas nuances comerciais, os serviços, mercados, feiras, lojas, espaço cultural, além da Serra da Águia. A rota oferece também serviço de hospedagem, gastronomia e bares. Concentra também os eventos fixos, como o São João e o tradicional aniversário da cidade e réveillon.

Mapa
 

Publicações relacionadas