Busca interna do iBahia
HOME > TURISMO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TURISMO

Mais do que praia: turismo rural cresce na Bahia com experiências autênticas

O turismo rural tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, especialmente após a pandemia de Covid-19

Joana Lopes

Por Joana Lopes

07/12/2025 - 5:40 h
Poço Azul, na Chapada Diamantina
Poço Azul, na Chapada Diamantina -

Às margens da rodovia que liga Trancoso a Arraial da Ajuda, no sul do estado, os turistas encontram mais do que praias com paisagens paradisíacas. Lá fica a fazenda Trevo dos Búfalos, onde, há 54 anos, a família Cangussu cria esses animais. Famosa pela produção e venda de 15 derivados de leite de búfala, entre queijos, manteigas e iogurtes — muitos deles premiados —, a fazenda passou a se dedicar também a outro negócio em 2021: experiências de turismo rural.

“Os turistas sempre paravam na porta da fazenda para comprar nossos produtos e, durante a pandemia, fomos incluídos no projeto Experiências do Brasil Rural, organizado pelos Ministério do Turismo e da Agricultura e pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Passamos a realizar aulas online, com três horas de duração, sobre a criação de bubalinos e a produção de queijos”, conta Victória Cangussu.

Tudo sobre Turismo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Victória faz parte da terceira geração à frente da Trevo dos Búfalos, que começou com seus avós, Hélio Mariano e Maria Neyde, de 95 e 91 anos, respectivamente. Não demorou para que a experiência na internet se tornasse mais real e os turistas passassem a agendar visitas na fazenda para conhecer de perto os animais e seu manejo.

“Recebemos pessoas de todas as idades, mas fazemos maior sucesso entre as crianças, que adoram pegar na mão os pintinhos dos galinheiros e dar mamadeira aos bezerros”, diz Victória.

O passeio também inclui uma caminhada em meio ao rebanho de búfalos, com direito a fotos com o mascote, Barão, que tem oito anos e pesa mais de uma tonelada.

Produtos artesanais

“É uma oportunidade de desconstruir a ideia de que são animais agressivos”, acrescenta a empresária. A experiência termina com a degustação de todos os produtos fabricados artesanalmente na fazenda, incluindo pães e geleias feitos pelos avós da família.

O turismo rural tem se tornado cada vez mais popular, especialmente após a pandemia de Covid-19. De acordo com a Mind Miners, 61% dos brasileiros preferem viagens domésticas e 74% escolhem o interior como destino, valorizando características como paz e práticas sustentáveis.

Trilhas, aprendizado cultural e atividades ecológicas estão entre as atrações mais procuradas. A demanda é especialmente grande entre a população mais jovem. Segundo uma pesquisa da VisualGPS, da empresa de criação de conteúdo Getty Images, 65% da Geração Z e dos millennials prefere, viajar para lugares menos turísticos, mas mais frequentados por moradores locais, do que escolher destinos muito concorridos.

“Eles querem viajar de forma mais sustentável, buscando experiências reais e autênticas”, afirma a especialista em tendências de turismo, Marta Poggi.

“Nos últimos anos, têm crescido negócios que propõem um maior contato com a natureza e com a gastronomia do campo. Experiências do tipo ‘colha e pague’ com cacau, café e frutas vermelhas na Chapada Diamantina, por exemplo, são muito atrativas”.

65% da Geração Z e dos millennials prefere viajar para lugares menos turísticos, mas mais frequentados por moradores locais, do que destinos concorridos

Natureza exuberante

Precisamente na Chapada fica a Fazenda Pratinha, um recanto de águas cristalinas descoberto em 1846 e aberto ao turismo há 33 anos. Lá, os visitantes podem realizar flutuação na gruta que dá nome à fazenda, cavalgada, stand-up paddle, passeio de caiaque e atividades radicais, como tirolesa.

De acordo com Clinton Solon, um dos administradores, o diferencial do negócio é a própria natureza em que ele está inserido. “Temos uma das águas mais cristalinas do país e recebemos turistas de todas as idades, o ano todo”.

Maior demanda

A procura é maior entre dezembro e a Semana Santa, seguido pelo período entre junho e julho, que marca as férias escolares. “Fazemos turismo pedagógico com as crianças, oferecendo atividades de educação ambiental. Elas precisam aprender o valor de um lugar como a Pratinha para poder preservá-lo”, diz Clinton.

São essas experiências imersivas e exclusivas que garantem o sucesso de empresas desse setor, de acordo com Marta Poggi. “Antes, tínhamos o turismo rural tradicional, que era tirar leite de vaca e pouco mais. Agora, é preciso pensar que história será contada sobre aquele lugar e o que o cliente levará dele”.

Trilhas, cultura e atividades ecológicas estão entre as atrações mais procuradas

Segundo ela, a hospedagem até pode ser uma casa simples, de taipa, mas é importante que nela o cliente possa degustar uma comida típica, tendo contato com produtores e entendendo de onde vem cada alimento.

É o que Maria do Carmo oferece no Hotel Fazenda Mirage, em Amélia Rodrigues, que existe há 23 anos e recebe, principalmente, visitantes provenientes da capital baiana.

“Vêm muitas famílias com crianças ou escolas para realizar aulas de ecologia. Elas fazem o passeio ecológico e aprendem o nome de cada fruta e vegetal que tem aqui. Têm a oportunidade de tirar do pé um alimento que só viam no supermercado”, conta a administradora.

Vêm famílias com crianças ou escolas para realizar aulas de ecologia
Maria do Carmo - administradora do Hotel Fazenda Mirage

Além do pomar e da horta, os pequenos se divertem com animais como galinhas, patos, marrecos e carneiros. Maria do Carmo conta que abriu o negócio com apenas seis acomodações e, hoje, oferece 54 quartos. Para ela, isso é resultado do maior interesse no resgate de uma conexão com a natureza e uma rotina mais simples.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

arrail d'ajuda Bahia chapada diamantina Turismo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Poço Azul, na Chapada Diamantina
Play

São Tomé (além) das Letras: beleza natural e cachoeiras complementam o misticismo

Poço Azul, na Chapada Diamantina
Play

Taxa de R$ 700 para ir à praia? Turistas denunciam cobrança no Conde

Poço Azul, na Chapada Diamantina
Play

Da fazenda à xícara, Igaraçu revela segredo por trás dos cafés especiais

Poço Azul, na Chapada Diamantina
Play

Chapada Diamantina recebe a 21ª Rural Tur com celebração de cultura e riquezas naturais

x