
Por Jair Mendonça Jr
A canoagem polinésia, conhecida como Va'a ou canoagem havaiana, deixou de ser apenas um esporte exótico para se tornar uma das atividades de lazer mais procuradas em Salvador neste Verão.
Os participantes têm a oportunidade de ver o Forte São Marcelo, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Farol da Barra de uma perspectiva única
Clubes como o Kaiaulu Va'a, localizado na praia da Preguiça, no Comércio, têm transformado a prática em uma experiência completa que une atividade física, contemplação da natureza e um mergulho na história da capital baiana.

Roteiro privilegiado

Segundo Lorena Lago, fundadora e gestora do Kaiaulu Va'a, o clube oferece roteiros que exploram a Baía de Todos-os-Santos, permitindo que os participantes vejam importantes cartões-postais e monumentos históricos de uma perspectiva inédita: de dentro do mar, remando.
“É um trajeto de, aproximadamente, 1 hora e 30 minutos e cerca de 4 km, onde os participantes têm a oportunidade de ver o Forte São Marcelo, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Farol da Barra de uma perspectiva única”, explica a gestora do clube.
Para todos os públicos
Lorena garante que a canoa havaiana é para todos os níveis, atendendo desde iniciantes que nunca pegaram um remo até os mais experientes, e incluindo crianças a partir de 10 anos e idosos.

O soteropolitano Ian Matheus, que disse ser sua primeira vez, ressaltou o caráter desafiador e colaborativo da atividade.
“É um esporte novo, cansa bastante, mas o bom é que não depende só da gente. Precisamos trabalhar em equipe e isso é muito legal. Foi a minha primeira vez e pretendo vir mais vezes”, disse Ian.
Revigorante

Juliana Jordan, que é baiana, mas mora em São Paulo há nove anos, curtiu o passeio acompanhada do marido, Bernardo Jordan, e do filho Benjamin Jordan. Ela destacou o poder revigorante do esporte e da paisagem.
“A experiência foi sensacional. É muito bacana ver Salvador por essa perspectiva, de dentro do mar, remando, praticando o esporte, saúde. A Bahia é isso… Essa energia, o mar de Salvador, o Forte São Marcelo, recarrega e revigora a gente demais”, pontuou Juliana.
Alta procura
Com a alta procura, segundo Lorena, o agendamento prévio é necessário. “Hoje, a canoa havaiana é o esporte do momento em Salvador, tá no hype. A demanda está altíssima, porque realmente a canoa havaiana é a sensação do Verão”.
Serviço
- Onde: Praia da Preguiça, Comércio.
- Horários: Saídas diárias a partir das 6h30 e no pôr do sol, às 16h30.
- Agendamento: Necessário realizar com antecedência via Instagram
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




