VESTIBULAR
Estudantes enfrentam dificuldade no 2º dia de prova do Enem
Por Da Redação, com informações de Débora Alcantara, Raiza Tourinho e Thiago Guimarães
As questões de matemática e a redação, mais temidas, neste segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dividiu opiniões dos candidatos, que ainda tiveram que responder questões de língua portuguesa e estrangeira.
O estudante Ícaro Silva, 19 anos, disse que a prova, como o dia anterior, foi muito cansativa. "Achei a redação num nível intermediário. Já matemática foi bem fácil", comenta o estudante que deseja ingressar na faculdade de Nutrição. No entanto, Gabriela Rodrigues, 15 anos, que foi conferir como é a prova, achou o tema da redação muito óbvio. "Esse tema está no auge. Estava apostando entre ele e sobre os últimos acontecimentos no Oriente Médio. Para os jovens antenados, o tema sobre internet é bem fácil", disse. Já na matemática, por não ter concluído o ensino médio, admitiu que não foi muito tranquilo.
Atrasos - Mesmo com a trégua da chuva, os candidatos encontraram dificuldade para chegar no Colegio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, no Parque São Cristóvão, neste domingo (23), para realizar o segundo dia do exame. Hoje não foi necessário a ponte de cadeiras para chegar a escola, como aconteceu neste sábado. Mas os candidatos tiveram que molhar o pé na água por conta do alagamento provocado pela cheia do rio Ipitanga. Os fiscais do Enem encontraram o nível de água mais elevado na altura do joelho.
Seis pessoas chegaram atrasadas e não conseguiram realizar a prova. Foi o que aconteceu com Isabel Mendes, 25 anos, que reclamou do transporte público. Ela aguardou 45 minutos para pegar o ônibus em Itapuã.
"Na mídia saiu que a frota seria a mesma de dia de semana, então não me preocupei. Mas o ônibus não chegou na hora e me atrasei", conta a jovem que chegou logo após o portão ser fechado.
Os irmãos Gilvan e Ivan Floriano dos Santos também reclamaram do transporte público. Eles aguardaram 1 horas para pegar o ônibus para sair de Tancredo Neves para Ondina. Com a demora, os dois só chegaram no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) dois minutos após o fechamento dos portões. "Poxa, por dois minutos", lamentou Gilvan.
Para não chegar atrasada a estudante Isadora Santos Sampaio, 20 anos, chegou às 11 horas, uma hora antes da abertura dos portões, no pavilhão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Ondina. "Fiquei com medo de ter engarrafamento, mas foi tudo tranquilo", conta.
O trânsito nas imediações do campus da Ufba em Ondina chegou a ser interditado neste domingo, por conta da 28ª edição da Corrida Rústica da Asa, mas foi liberado às 11 horas sem interferir na aplicação da prova do Enem.
Acessibilidade - Os candidatos que fizeram o exame no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, Canela, também não enfrentaram transtornos para chegar ao local. Na escola, onde muitos candidatos são portadores de deficiências, a dificuldade é a estrutura. O cadeirante Filipe Simões, 17 anos, que realiza a prova como treino este ano, reclamou da mesa onde fez o exame ontem. De acordo com ele, o móvel não era adequado.
Já a também cadeirante, Juliana Santos, 18 anos, não encontrou problema. "A mesa era adaptada e fiz prova no térreo, mas alguns estudantes canhotos não tiveram cadeiras apropriadas", conta.
Abstenções - Na Bahia, 424.525 pessoas se inscreveram, sendo 113.439 apenas na capital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que a abstenção média no país foi de 26,4%, índice menor do que a média do ano passado, de 28%. Na Bahia 32,41% faltaram às provas, no último dia da avaliação, sendo a quarta maior abstenção do país, atrás de Roraima (32,43%) ; Amazonas (32,86%); e Distrito Federal (34,24%).
Resultados - Os gabaritos das provas objetivas vão ser divulgados na página do Inep (www.inep.gov.br), até o terceiro dia útil, após a realização das últimas provas. Os participantes devem acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes