Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > VESTIBULAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VESTIBULAR

Município de Itapicuru, mais pobre da Bahia, apresenta maior crescimento do Ideb no Brasil

Por Edson Borges

21/06/2008 - 8:49 h | Atualizada em 21/06/2008 - 13:25

Mais pobre entre os 417 municípios baianos, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), feito com base no Censo 2000, Itapicuru tem 30.703 habitantes, a grande maioria vivendo na zona rural. No campo, 70% das famílias sobrevivem da agricultura em pequenas propriedades.

Apesar disso, foi em Itapicuru (que fica no nordeste da Bahia, a 215 km de Salvador) que foi registrada a maior elevação no ranking de avaliação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), no segmento da 8ª série, em todo o Brasil, passando de uma classificação média de 1,8, em 2005, para 4,8, em 2007.

PARADOXO – Embora pareça contraditório, o que facilitou este crescimento teria sido a própria pobreza em que vive a população. Segundo a secretária de Educação de Itapicuru, Florinda Caldas Oliveira, dois fatores básicos foram fundamentais na redução da evasão escolar e no melhor desempenho dos estudantes: a melhoria na qualidade e na regularidade da merenda e o programa Bolsa Família, que aumentou a renda familiar e exige freqüência escolar.

“Desde 2004, aumentamos de 7 mil para 10 mil o número de alunos matriculados. Também ativamos programas que nos garantem repasses de verbas federais para a educação, conseguindo assim melhorias no setor”, comemora Florinda. Ela acrescentou que a prefeitura do município, a 215 km de Salvador, melhorou o transporte escolar e recuperou prédios de escolas, embora 20 ainda precisem de reformas. Ao todo, Itapicuru tem 84 unidades escolares municipais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas