Busca interna do iBahia
HOME > VESTIBULAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VESTIBULAR

Professores analisam a prova da primeira fase da Ufba

Mirela Portugal

Por Mirela Portugal

21/11/2007 - 10:31 h

Professores de terceiro ano e cursinhos de Salvador comentarama as provas da Ufba para o Canal Vestibular. Confira.



Biologia
Professora Maria Onólia Paracampos (Colégio Oficina, Gregor Mendel)




Mais uma vez a Ufba peca na primeira etapa, não equilibrando o conteúdo programático. As questões foram muito específicas, tratando basicamente do tema "poluição". Faltou varrer os conteúdos de forma ampla. Assuntos-chave como fisiologia humana e citologia ficaram de fora e certamente serão lembrados nas provas de segunda fase. Por outro lado, continua sendo uma avaliação atualizada, interessante e com proposições bem elaboradas. Um conselho para os alunos que farão biologia na segunda fase: conhecendo a Ufba, creio que assuntos como domínio Bacteria e Arqueobacteria, Evolução e Endemias devam receber uma atenção especial. Não vi problemas com o gabarito, as proposições estão corretas nesse sentido.





Literatura

Professora Anya Moura (Colégio Oficina)



Achei que houve uma justa distribuição de conteúdo, e mesmo de tipologias textuais, com análise de charges e tirinhas. O primeiro texto, tratando de identidade, foi muito interessante. A grande novidade desse ano foi a ênfase dada na parte de gramática, que geralmente fica de lado. Nos dois últimos anos ela foi pouco conbrada, mas este ano esteve presente tanto nos textos literários quanto informativos. Os alunos devem entender que a gramática é uma importante ferramenta para suas leituras, e a Ufba conseguiu cobrar isso de forma inteligente. Só uma ressalva para os alunos de segunda fase em portugues: leia os livros, veja os filmes. As questão abertas necessitam de respostas inteligentes e comparativas.


Inglês


Professor Dudu Vieira (Colégio Oficina)



A grande surpresa da prova de inglês da Ufba deste ano foi ter sido a mais fácil dos últimos anos. O formato foi o mesmo das duas últimas edições: 5 questões de compreensão e interpretação de texto, duas de gramatica aplicada. Nessas questões finais, eles conseguiram uma boa varredura de conteúdos, comtemplando muitos assuntos. No mais, manteve-se a opção de uma temática de texto conhecida, sem grandes surpresas.


Geografia


Professor João Luís (Colégio Oficina)



Foi tudo dentro do esperado. Provas de primeira fase normalmente são amplas, não trabalham com especificidades. Não dá para contemplar tudo que é estudado na sala de aula. Por isso costumo alertar meus alunos: o que não entrou numa edição sempre acaba sendo cobrada na próxima. A única ressalva maior para a prova desse ano foi a questão sobre complexos industriais no Nordeste. O jogo de palavras envolvendo a zona da mata e a região metropolitana de Camaçari - classificada como circunvizinhança - induz à duas interpretações. Mas pelo contexto da questão, dá para chegar numa resposta correta.



Fisica
Professor Carlos Everton Santos (Colégios Módulo, Perfil e Salesiano Dom-Bosco)




Prova sem surpresas, não muito fora do esperado. Proposições basicamente conceituais, como é de praxe na primeira fase. O que chama a atenção foi a falta de conteúdos de física, concentrando o foco em assuntos de quimica e biologia. Para a segunda fase, sugiro estudar ondulatória, termodinâmica e hidrodinâmica, conteúdos chaves. É importante também dar uma atenção especial á conservações da energia mecanica e quatidade de movimento.



História

Professor Carlos Nazare (Colégios Perfil, Versalhes, Antônio Vieira e Persona)



Foi uma avaliação para o aluno que estudou. Esse certamente se deu bem. A grande surpresa foi as poucas proposições sobre atualidades; de resto, História equilibrou-se bem com Goegrafia. Observei também proposições que deixaram a desejar, as famigeradas "pegadinhas". Verdadeiras perguntas tiradas do fundo do baú. A mais gritante foi sobre capitanais gerais, mas a questão sobre oligarquias da grécia antiga também foi perigosa. Senti que o conteúdo de Africa ficou à desejar, assim como históiria da bahia, então provavelmente será contemplado na segunda fase.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas