Busca interna do iBahia
HOME > VESTIBULAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VESTIBULAR

Ufba/Ufrb: Professores dizem que temas devem cair na 2ª fase

A Tarde On Line

Por A Tarde On Line

04/12/2006 - 9:59 h

Professores do colégio e curso Sartre COC dizem como foi a prova da segunda fase da Ufba em 2006 e quais temas devem cair este ano.



Português



2006 | Prova exige bom domínio de linguagem

Em 2006, a segunda etapa da Ufba premiou os alunos que têm facilidade de interpretar textos e que, principalmente, têm um contato cotidiano com esses textos. As questões abertas exigiram atenção, interpretação e uma boa elaboração das respostas. Como já é hábito, houve questões voltadas para a linguagem, para as obras adotadas tanto na primeira como na segunda etapa e ainda o apoio dos filmes sugeridos para que os alunos ampliassem sua visão crítica. Em 2006, o filme-base para uma das questões foi “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, dirigido pelo baiano Glauber Rocha.



Embora já tenham sido cobradas na primeira etapa, as seis obras literárias adotadas para leitura obrigatória podem voltar a cair. Em 2006, houve a cobrança de Senhora, Viva o Povo Brasileiro, Vítimas Algozes e Equador – estas três últimas em uma única questão comparativa. Das obras acrescentadas, cobrou-se Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto – relacionada com um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha – e Largo da Palma, de Adonias Filho.



Se o aluno tem um bom domínio de linguagem e também leu as obras, certamente não encontrou dificuldades para resolver a prova de 2006. Quem confiou na sorte encontrou obstáculos.



2007 | Linguagem como forma de se relacionar é aposta

O comum nas provas da Federal é a manutenção da estrutura da prova. Não é hábito da Ufba inovar de ano para ano a não ser que previamente avise ao aluno que a mudança ocorrerá. Deste modo, o que se espera é uma prova de segunda etapa que cobre a linguagem – como forma de o homem se relacionar com o mundo e como forma de ele abrir novas perspectivas de vida –, a leitura e compreensão das obras literárias – lembrando que este ano não aconteceu nenhuma mudança, nenhum livro novo – e a relação entre os textos, a realidade e os filmes a que os alunos devem ter assistido.



A Federal também se utiliza de charge ou de propagandas para instigar o aluno a fazer interpretação. Como há muitas propagandas criativas, com forte carga semântica, é provável que elas apareçam norteando alguma questão.



Inglês



2006 | Candidato deve mostrar competência na língua

Considerando que a prova específica de inglês tem como alvo os candidatos ao curso de Letras, a mesma exigiu do vestibulando o desenvolvimento de habilidades que mostrassem sua competência de leitura em inglês por ter a prova característica própria com texto e questões em inglês, as quais são respondidas em Português. Nota-se, portanto, essa competência de leitura, tanto em nível de competência lingüística, quanto em nível de competência discursiva, ou seja, ao se reconhecer a idéia principal do texto deduzida pelo contexto não se prendendo à tradução.



Nas quatro questões de compreensão, buscou-se do candidato a capacidade interpretativa visto que as questões apresentavam os seguintes enunciados: Comment , Justify, Summarize, Analyze e Explain. Percebe-se, então, a intenção de buscar mecanismos onde a evolução do raciocínio do candidato fosse expresso ao ser avaliado o conteúdo (adequação entre o que se escreveu e o que foi pedido), o desenvolvimento lógico e a adequação da linguagem. Nestes dois últimos tópicos, devem ter sido avaliados o encadeamento das idéias e a seqüência lógica na expressão da resposta e no uso da linguagem verbal com clareza e propriedade.



Quanto às duas questões de gramática contextualizadas, exigiu-se um conhecimento específico do conteúdo. Na questão de número quatro, ao se pedir para analisar o that em situações diversas, o aluno deveria estar atento a toda estrutura em que o termo se encontra, o que o precede, a que se refere, o termo que está após e a função que exerce. Na questão de número cinco, quando se pediu para reescrever os três trechos, bastaria apenas estar atento ao termo que sofrerá a alteração solicitada, isto é, a forma negativa, a expressão de igualdade e a voz passiva.



Como se pode observar, as questões discursivas de inglês formam um exame que engloba interpretação e gramática, com questões contextualizadas que exigem do aluno uma leitura direcionada que o leve à objetividade.



2007 | Gramática geralmente está vinculada ao texto; atenção ao uso da norma culta

Quanto às questões discursivas de 2007, a minha expectativa é que não se difira muito do vestibular 2006. Deverá haver as quatro questões de compreensão, nas quais o aluno mostrará sua capacidade interpretativa, seu poder de argumentação lógica e encadeamento das idéias com clareza e consistência. Sem se esquecer da variedade lingüística, de que existem erros graves e leves na ortografia e gramática e estar atento ao domínio da norma culta. Quanto à gramática, deve-se cobrar o conhecimento mais específico quanto ao uso da linguagem no texto. Pode-se observar, portanto, que a prova consiste em questões que podem ser resolvidas, desde quando o aluno se mantenha tranqüilo, seguindo um raciocínio lógico.



História



2006 | Movimentos sociais da Roma Antiga foram tema

A prova da segunda etapa da prova de História em 2006 teve seis questões que abordaram os temas: diáspora hebraica x diáspora palestina; influência da Igreja na Idade Média; confrontação do absolutismo com as novas idéias iluministas; decadência do império e Proclamação da República; milagre brasileiro de 1970 e conquistas das minorias étnicas, a exemplo dos negros e índios.



O manual do candidato alerta que a prova discursiva pode ter de 6 a 8 questões, porém só em 2003 a prova teve 8 questões. Todas as outras anteriores tiveram 6 questões, o que parece ser uma tendência. Nesse caso, ganha o aluno, com mais tempo para responder a prova com calma.



Na divisão de conteúdo, a prova é bem dividida, contemplando igualmente a História Geral e História do Brasil. Em todas as provas desde 2003, se observa a presença de Idade Antiga na primeira questão, portanto o aluno não pode esquecer de revisar esse conteúdo.



Mas na primeira etapa, predominam os temas mais atuais, e a Idade Antiga aparece de forma secundária.



Em 2005, os temas abordados foram: movimento sociais da Roma Antiga; reforma na Alemanha, Revolução Industrial, revolta dos Malês [1835, na Bahia] e movimento operário em 1920.



2007 | Revolta da Sabinada, na Bahia, pode cair na prova

A prova de 2007 poderá abordar temas como Cruzadas, Brasil Colônia [questões sociais e econômicas], Era Vargas, Fascismo e algo de História da Bahia. A Sabinada – revolta baiana de 1837 – ainda não foi tema de questão discursiva.



A Ufba não dá muita atenção aos temas que estão em evidência. Exemplo: em 2004, o Brasil lembrava os 40 anos do golpe de 64 e 50 anos da morte de Vargas, e essas questões não foram abordadas no vestibular 2005.



Ainda assim é bom lembrar que o tema do momento é a Guerra Civil Espanhola, que completa 60 anos e foi assunto de várias revistas especializadas de História. Considerando a tendência que vem se observando, a prova não terá maiores surpresas. Enquanto na primeira etapa temos um conteúdo temático, na segunda etapa voltamos ao convencional, a julgar pelos vestibulares dos anos anteriores.



Nessa reta final, o aluno deve aproveitar para revisar os conteúdos de forma mais aprofundada, não economizando seu tempo de leitura.



Outra dica importante é o treinamento com a resolução de questões discursivas de provas anteriores da Ufba e de outros vestibulares. Em seguida, o aluno deve confrontar sua resposta com o gabarito oficial.



Geografia



2006 | Tendência da Geografia Física se manteve

Na segunda etapa do vestibular da Ufba em 2006, a presença da Geografia Física em 5 das 6 questões da prova confirmou a tendência do departamento de geografia da Ufba em valorizar os aspectos naturais.



As questões têm sido objetivas e buscam respostas rápidas e curtas, porém com bastante conteúdo, o que sem dúvida facilita a correção, pois diminui a possibilidade de arbítrio dos corretores.



Uma complexidade de habilidades são avaliadas no candidato. Por ser dissertativa, a resolução pressupõe uma familiaridade com a língua portuguesa. Aspectos como clareza de idéias ao expressá-las, ortografia, concordância verbal e nominal, estrutura textual, enfim, estão interligados a todas as disciplinas, sobretudo a de humanas.



A Ufba está se aproximando das preocupações sociais. Trata-se de uma geografia mais crítica e preocupada.



2007 | Impactos ambientais e demografia são prováveis

Tudo indica que para 2007, essa tendência de valorização da Geografia Física deve continuar. Se buscarmos a complementaridade de conteúdo em relação ao ano anterior, temas como cartografia, climatologia brasileira e impactos ambientais, podem ser cobrados na prova, pois estiveram ausentes em 2006. Com relação a geografia humana, demografia, com ênfase em mobilidade populacional e industria poderiam ser explorados, pois também estiveram ausentes no ano anterior.



O importante para fazer uma boa prova é montar uma estratégia de resolução, onde o aluno, antes de começar a redigir o seu texto, faça um esquema em rascunho, colocando todos os aspectos sobre os quais ele gostaria de comentar. Depois ele organiza a seqüência lógica para o texto e conclui a sua resposta evitando fazer comentários que não tenham sido cobrados.



Biologia



2006 | Ecologia e zoologia foram temas

A prova possui, em média, seis questões que abordam temas diversos. Em 2006, a segunda etapa ficou assim distribuída:



2006.1 – 1ª questão: Ecologia e evolução, abordando a temática da biodiversidade dos recifes; 2ª questão: Botânica e evolução – Identificação dos grupos vegetais e importância do registro fóssil; 3ª questão: Zoologia e evolução – Identificação de relações filogenéticas entre répteis e aves; 4ª questão: Zoologia – Subclasses dos mamíferos; 5ª questão: Endemias brasileiras – Doença de chagas e 6ª questão: Ecologia – Ciclo do carbono.



2006.2 – 1ª questão: Evolução da vida – Abordando o holocausto do oxigênio; 2ª questão: Evolução celular – SET; 3ª questão: Zoologia e evolução – Características anatômicas que favorecem adaptação à vida terrestre; 4ª questão: Ecologia e botânica – Ciclo do carbono e adaptações vegetais; 5ª questão: Fisiologia – Sistema termorregulador e 6ª questão: Endemias brasileiras - Malária.



2007 | Evolução costuma ser tema das questões

Evolução é uma temática comum na prova da segunda etapa. Conteúdos como zoologia, botânica e fisiologia são abordados sempre na perspectiva evolutiva, destacando as principais aquisições morfofisiológicas que possibilitaram a efetiva colonização do ambiente terrestre. A prova aborda ainda as estratégias bioenergéticas adotas pelos seres vivos, com destaque para a fotossíntese e as conseqüências da liberação do oxigênio.



É possível a cobrança de temas como a taxonomia, com enfoque na atual divisão dos Reinos e Domínios. Ecologia sempre é um tema atual, no que se refere a dinâmica dos ecossistemas e aos impactos da ação antrópica na biosfera. Um assunto que vale a pena ser revisado são as endemias brasileiras, principalmente doença de Chagas, malária e esquistossomose.



Química



2006 | Resposta deve ser clara e linguagem, adequada

A prova de química da 2ª etapa do vestibular da Ufba é, por muitos alunos e professores, a mais esperada, por ser a prova que exige do candidato maior domínio da matéria. Num espaço em branco ele deve formular a resposta de maneira objetiva, com a linguagem adequada. Vale alertar que as respostas das questões nem sempre devem ser longas. Limite-se ao espaço destinado para responder a questão! Fazendo uma análise das três últimas provas de química detectamos a existência de dois tipos de questão: as teóricas [não envolvem cálculos], que devem ser respondidas através de um parágrafo para cada pergunta feita pela questão, e as que necessitam de cálculos e equações, que devem ser “apresentado(a)s” por pequenas frases do tipo ”Segundo a reação de combustão completa balanceada a seguir”, “A diferença de potencial da pilha é calculada por ...”, etc.



2007 | Aquecimento global deve ser tema da prova

Os assuntos cobrados recentemente são aqueles que podem ser utilizados para explicar fatos que a sociedade discute bastante hoje em dia como a utilização de tensoativos [sabões e detergentes], o aquecimento global devido à queima de combustíveis fósseis, a substituição desses combustíveis pelo biodiesel e células de combustível [pilha] hidrogênio-oxigênio, o fenômeno da chuva ácida e a destruição da camada de ozônio,etc.



Física



2006 | Prova foi equilibrada

A prova de Física da 2ª etapa da Ufba adquiriu o atual formato em 2003. Nesses quatro últimos anos de prova, os elaboradores vêm tentando definir o nível de dificuldade da avaliação, sem muito sucesso. Em 2003, por exemplo, a prova apresentou questões com clareza em seus enunciados, num nível de dificuldade apropriado para uma prova específica. Em 2004, porém, poucas questões seguiram a linha do ano anterior. A maioria dos textos trouxe confusão aos alunos, e o nível de dificuldade foi extremamente elevado. A prova de 2005 foi bem mais equilibrada, assim como em 2006.



2007 | Conteúdo de hidrodinâmica deve ser mantido

Espera-se para 2007 que o nível seja mantido, e ainda que esteja presente o conteúdo de Hidrodinâmica, que não apareceu nas duas edições anteriores da prova. O programa da 2ª etapa pode ser encontrado diretamente em : http://www.vestibular.ufba.br/programas/2%20fase/programa_fisica.doc Para a prova de Física, o programa traz apenas seis pontos, o que certamente ajuda bastante o aluno, que pode concentrar seus esforços no aprofundamento desses poucos ítens, que são: Mecânica (colisões e Hidrodinâmica ), Termodinâmica, Ondulatória, Eletromagnetismo, Estrutura da matéria e Radioatividade e, por fim, história da ciência (Termodinâmica, Óptica, Eletromagnetismo e Física moderna). divulgação Max Planck, considerado o pai da teoria quântica. Física moderna está no programa.



Matemática



2006 | Geometria teve muitas questões

Em 2006 prova da Ufba foi composta por 6 questões, as 4 primeiras valendo 15 pontos [mais fáceis] e as 2 últimas valendo 20 pontos [mais complexas] distribuídas da seguinte maneira: 1ª questão – Função quadrática e números Complexos 2ª questão – Função Exponencial e Logaritmos 3ª questão – Geometria Analítica 4ª questão – Sistemas Lineares 5ª questão – Geometria Plana 6ª questão – Geometria espacial.



2007 | Fique atento para geometria e trigonometria

A prova de matemática na segunda fase do vestibular da Ufba deve ser composta de 6 questões [como nos anos anteriores], distribuídas de maneira que as primeiras questões sejam as mais fáceis. Quanto aos tópicos cobrados, devem ser em torno de 7 ou 8 assuntos [uma ou duas questões cobrando dois assuntos]. Os assuntos com maior probabilidade de serem cobrados nesta etapa são: Geometria Plana, Geometria Espacial [geralmente a última questão], Geometria Analítica [incluindo Cônicas], Polinômios, Progressões [na maioria das vezes no início da prova], Complexos e Trigonometria.



Leia as questões com bastante atenção, lembre-se que você também está sendo avaliado pela interpretação do enunciado e que às vezes a primeira leitura não garante uma boa interpretação.



Procure responder a prova de maneira bastante organizada, dê uma olhada nas questões dos anos anteriores no site da Ufba http://www.vestibular.ufba.br . Verifique a forma como são respondidas pela universidade em seu gabarito oficial e observe que existem várias maneiras de responder uma mesma questão. Note também que não há obrigação dos resultados serem números inteiros, às vezes o resultado é “bem feio”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas