Tradicional , o picolé Capelinha faz parte do imaginário baiano | A TARDE
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Tradicional , o picolé Capelinha faz parte do imaginário baiano

Xanddy, ex-vocalista do Harmonia, foi um dos famosos vendedores do clássico picolé quando adolescente

Publicado sábado, 18 de novembro de 2023 às 05:58 h | Atualizado em 18/11/2023, 07:57 | Autor: Isabel Oliveira
Imagem ilustrativa da imagem Tradicional , o picolé Capelinha faz parte do imaginário baiano

Olha o Picolé Capelinha aê! Tem de ‘amendoins’, coco, chocolate, goiaba, tem de cajá.... o ‘rosário’ de sabores é infinito!  Quem, em idas eras na cidade de Salvador, em pleno sol de verão, não se deparou com os picoleteiros do famoso Capelinha? Atire a primeira pedra quem nunca.

Considerado como patrimônio da cidade, o picolé foi fazendo a fama nos anos 1970, quando o primeiro dono, Sr. Antônio, que tinha uma mercearia, viu um monte de frutas no local e inventou de transformar tudo aquilo em picolé. A antiga mercearia ficava no Alto do Peru, mas logo depois o proprietário da marca, então desconhecida, se mudaria para o bairro de Capelinha de São Caetano.

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“O picolé capelinha é um picolé com 50 anos de história de sabor e tradição, que surgiu de uma forma muito espontânea. Ele não era intitulado como picolé Capelinha. Quando ‘seo’ Antônio, em 1972, criou a marca ele [o picolé] havia sido feito para ser vendido na mercearia e tinha outro nome. Então, quando Seo Antônio se muda para Capelinha de São Caetano começa a produzir. As pessoas perguntavam aos picoleteiros de onde vinha aqueles picolés. Eles diziam: - Vem lá, da Capelinha! Então, passaram a chamar o picolé, carinhosamente, de picolé
Capelinha”, explica Natália Freire, diretora de Marketing e Comunicação do Picolé Capelinha.

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Enquanto o Capelinha fazia a fama, um certo garoto, então desconhecido, vendia na cidade de Salvador o gostoso Capelinha. À época, sequer sonhava que seria tão famoso quanto a marca da saborosa iguaria soteropolitana.

Para quem não sabe, Xanddy do Harmonia já emprestou seu vozeirão ao tradicional picolé baiano fzendo ecoar o famoso bordão pelas praias e ruas da capital baiana.  “- Olha o Capelinha, aê!”. Com muita simpatia, durante entrevista ao programa de Pedro Bial, exibido na Globo, ele contou sua história de vida e até descreveu a infinidade de frutas que anunciava e o ajudava a vender o Capelinha pela cidade.

https://globoplay.globo.com/v/7014781/

NO LINK ACIMA, É POSSÍVEL VER A ENTREVISTA EM QUE XANDDY  E VAMPETA COMENTAM SOBRE AS VENDAS DO PICOLÉ CAPELINHA PELAS PRAIAS DE SALVADOR 

Durante a pandemia, o Picolé Capelinha provocou um certo alvoroço soteropolitano e virou notícia, que se transformou num fuzuê. Ninguém queria acreditar que depois de anos o Capelinha deixaria de existir. Tempos depois do anúncio, acabou o mistério. A empresa foi comprada pelo empresário Fábio Costa, que modernizou a marca. Hoje, o Capelinha comercializa 17 sabores, mantendo aqueles mais tradicionais, como o amendoim, campeão de vendas; o coco, em 2º lugar no ranking; e o morango, disputando o 3º lugar com outros sabores, de acordo com as informações de Natália.

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As frutas são a base e alma da produção do delicioso gelado e as safras das frutas interferem no modo de produção da indústria, parte artesanal, do picolé. Além disso, alguns novos sabores entraram no mercado e isso têm muito a ver com a tecnologia moderna e seu mundo globalizado. Hoje em dia, temos acesso às frutas que sequer sonhávamos que poderia existir em forma de picolé, como cupuaçu e a jaca.  Mas o picolé já teve sabores que hoje são considerados ‘vintage’. Alguém aí já experimentou um Capelinha sabor tamarindo ou de abacate? Pois é, um dia eles existiram. São lembranças afetivas para muita gente. E afetividade é que não falta na marca.

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“Todas as vezes que a gente vende um picolé, toda vez que a gente está na loja, está pelas ruas, a gente está mantendo viva a tradição de um momento de afeto e de lembranças positivas que sabemos que todo mundo tem quando se encontra com a nossa marca. Pra a gente é maravilhoso! A gente brinca que carrega as lembranças das pessoas dentro do nosso isopor”, conta Natália.

Preservando o conceito da marca, mas acompanhando a evolução, o tradicional Capelinha também oferece drinks. A ideia é fruto de uma parceria com a influencer digital Beta Figueiredo, criadora de conteúdos no Instagram, que a pedido da empresa produziu bebidas com a cara do verão.

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“O Capelinha me encontrou no Instagram e veio com o desafio de criar um drink com o picolé que não é muito comum da gente ver, mas a coquetelaria é gigantesca e dá muitas possibilidades de criar drinques com o picolé e eu abracei o desafio”, contou. 

A criadora de conteúdo não deixa de reforçar que adora a marca e tem a honra de ser parceira.

“Eu que sou baiana soteropolitana, nascida e criada na praia, vejo Capelinha desde criança e o cara gritando ‘olha o picolé Capelinha’ “, ri, gostosamente, enquanto relembra. “Sabe como é, caiu no meu colo, eu abracei com muito carinho”, enfatiza.

Vamos então, nesta época de calorão, à espera de uma das estações mais desejadas,  apresentar, para quem não conhece, o delicioso drink com o picolé Capelinha, aê! Veja o vídeo da simpática Beta Figueiredo que vai nos ensinar como desfrutar desta delicia baiana.

 

 

 Wisk com picolé de coco Capelinha

50ml de wisk 

- 3 bandinhas de limão

-  Picolé Cepelinha de Coco

- Gelo

Modo de fazer

Na coqueteleira, coloca o wisk. Em seguida, dê uma boa mexida no wisk com o picolé de coco para ele dar uma derretida.   Adiciona as rodelas de limão. e gelo! 

E agora é só celebrar!

* Coluna publicada em 2022

NOTA COM HISTÓRIAS & SABORES

Burger Fest: 8 hamburguerias de Salvador representam a cidade no maior festival de burguer do Brasil

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Até 30 de novembro, seis estados do Brasil, incluindo a Bahia, celebram os 11 anos do maior roteiro gastronômico de hambúrguer do mundo:  o Burger Fest. A 18ª edição do evento reúne restaurantes, bares e hamburguerias para promover simultaneamente a cultura do hambúrguer de qualidade. Em Salvador, 8 casas participantes estão em 23 endereços, como a Bravo Burger, RED Burger n' Bar, Cazolla, Tá Rebocado!, Brutus Burger, Varanda Burguer, VK Steak & Burguer e Bistrô 37 Hamburgueria. O festival já injetou em 10 anos mais de R$ 5 milhões no mercado de hambúrguer nacional, atingindo a marca de mais de 1,8 milhão de hambúrgueres consumidos.

Mistura Contorno lança em Salvador o Gin Pimenta Rosa com feijoada do mar e menu especial neste sábado

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O  Mistura Contorno (@mistura.restaurantes) vai realizar neste sábado (18), das 12h30 às 17h  o lançamento do Gin Pimenta Rosa (@ginpimentarosa) em Salvador, com música ao vivo e um menu especial com feijoada do mar harmonizada com seis diferentes drinks criados especialmente para a ocasião.  A Chef Andréa Ribeiro (@andrearibeiro6627) convidou seu primo Carlos Sérgio Ovídio (@carlossergioovidio), também chef e restaurateur, diretamente de Natal, para apresentar sua criação artesanal. Ele usou a flora nacional e o sabor único da pimenta rosa, fruto com aroma inconfundível da Aroeira, que deu vida a uma bebida que honra as receitas clássicas, com um toque inconfundível do Nordeste.  A nova carta de drinks ficará disponível no Mistura Contorno até o verão como opção de degustação com o cardápio tradicional do restaurante, que também estará disponível durante o evento para os clientes que preferirem saborear a bebida com seus pratos preferidos.  

Empresário do Divino Fogão em Ilhéus (BA) recebe condecoração de comendador e chef destaque 2023 na região

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Graduado e professor de Gastronomia, André Cabral, de 45 anos, é responsável por levar a operação exclusiva de delivery do Divino Fogão para Ilhéus, na Bahia.  André recebeu o título de Comendador, chancelando a sua atuação na cidade devido às atividades voltadas para a sociedade, como o projeto de capacitação e inclusão de estudantes de Gastronomia no mercado de trabalho. Já pela entidade de pesquisa local, IBG Pesquisa e Publicidade, o empresário foi reconhecido como ‘Chef Destaque 2023’ pelo seu trabalho com a culinária brasileira e negócios focados na alimentação fora do lar.

O Healthy Salad Bar oferece um cardápio diversificado com uma seleção de saladas e pokes personalizados

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Com a chegada próxima do verão, o Healthy Salad Bar, localizado no Salvador Shopping, apresenta em seu menu uma seleção cuidadosamente elaborada de opções saborosas e nutritivas. Conhecido por suas criações originais e sofisticadas, focada nos insumos de alta qualidade, o espaço oferece saladas e pokes personalizados, além de harmonizações sugeridas no cardápio que valorizam os sabores dos ingredientes disponíveis.Healthy Salad Bar. O espaço fica na Praça de Alimentação (piso L3) do Salvador Shopping e funcionade segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h.

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